Geral

ES tem alerta de chuva intensa nesta terça e quarta-feiras

O Inmet ainda prevê ventos intensos de até 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

A chegada de setembro será marcada pelas chuvas intensas no Espírito Santo. De acordo com os institutos especializados, até quinta-feira (02) também há previsão de temperaturas mais amenas em todo o Estado.

Segundo os especialistas, a mudança de clima está relacionada à presença da umidade trazida pelos ventos costeiros e a passagem de uma frente fria pelo oceano.

Leia também: Estragos da chuva: queda de árvores, postes e destelhamento de casas na Grande Vitória

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de chuvas intensas e acumulado de chuva para maior parte do Espírito Santo até as 10 horas desta quarta-feira (1º).

Segundo o alerta, há previsão de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Foto: Reprodução/INMET
Alerta do Inmet é válido até as 10 horas desta quarta-feira (1º)

Já o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Inpacer) emitiu um alerta de atenção devido às condições favoráveis para a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade, resultando em acumulados expressos de chuva ao longo do período.

Mudanças no clima já eram previstas

O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou que as mudanças no clima no Estado já estavam previstas.

"Já havia a previsão de mudanças no clima. Essa mudança é reforçada pela frente fria que está passando pelo oceano. A umidade trazida pelos ventos reforça a instabilidade. Ela causou o aumento das nuvens que tem provocado a chuva", pontuou.

De acordo com Ramos, o tempo deve ficar instável, ao menos, até a próxima quarta-feira (01). Ao longo dos primeiros dias de setembro, a temperatura deve aumentar.

"A partir de quinta-feira (02), a chuva deve diminuir. Ainda deve ter chuva, mas com intensidade menor. Na sexta-feira (03), o tempo deve começar a limpar. O fim de semana deve ser de tempo aberto", disse.

Previsão do tempo para os próximos dias

QUARTA-FEIRA (01)

Na Grande Vitória, temperatura mínima de 20°C e máxima de 26°C.

No Sul, as áreas menos elevadas devem registrar mínima de 17°C e máxima de 27°C. Já nas áreas altas, mínima de 16°C e máxima de 23°C.

Nas áreas menos elevadas da região Serrana, temperatura mínima de 16°C e máxima de 22°C. Nas áreas altas: mínima de 13°C e máxima de 22°C.

A região Norte do Espírito Santo deve registrar mínima de 16°C e máxima de 27°C. Já no Noroeste, as áreas menos elevadas devem registrar mínima de 14°C e máxima de 31°C. No Nordeste, mínima de 19°C e máxima de 28°C.

Sensação de seca deve diminuir

Ainda de acordo Hugo, a chuva prevista para os próximos dias deve amenizar a sensação de tempo seco. A falta de chuva no Espírito Santo acendeu o sinal laranja. De acordo com o Monitor de Seca, 50 cidades capixabas estão em risco baixo e outras 28 estão em risco moderado. Para o especialista, esse cenário só deve melhorar efetivamente no fim do ano.

"No fim do ano, período de chuva, devemos melhorar essas condições. É preciso destacar que o tempo de resposta é um pouco demorado. As primeiras chuvas são absolvidas pelo solo. O excedente alimenta os lençóis freáticos, que alimenta os rios", explicou.

O especialista afirma, ainda, que é preciso cuidado no uso de água, mesmo quando passar o período de seca, para evitar que a situação grave não volte a ocorrer.

Pontos moeda