Geral

VÍDEO | Números de focos de incêndio este ano se aproxima dos registrados em todo o ano passado

Só em agosto, até a última quinta-feira 24 notificações foram publicadas pelos bombeiros

Só nessa quinta-feira, o Corpo de Bombeiros confirmou seis incêndios em áreas em vegetação.

Os registros revelam que o número de focos de incêndio no Espírito Santo em 2021, será facilmente ultrapassado por 2020. Até julho deste ano, foram 1.405 focos, enquanto em todo ano de 2020, foram registrados 1.456.

Em agosto, até ontem, 24 notificações foram publicadas pelos bombeiros e a causa da maioria dos incêndios é humana.

Em Iúna, as chamas atingem uma área de mata na região de Pequiá. O Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo (Notaer) em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência, nesta sexta-feira (27). 

Foto: Divulgação Notaer

Incêndio também em mata de Itaguaçu

Foto: TV Vitória

Também foi registrado um incêndio em Itaguaçu, no Noroeste do Estado. 

As chamas começaram no início da tarde e atingiram o chamado Morro do Esporte, próximo a um galpão de reciclagem, no bairro Lírio do Campo. 

A defesa civil municipal foi acionada e está usando um carro pipa para ajudar no combate às chamas.

Fogo na Grande Vitória

Também nesta semana, um incêndio foi registrado em uma área de mata no bairro Novo Porto Canoa, na Serra. O fogo se alastrou rapidamente e destruiu uma área que equivale a 10 campos de futebol.

Foto: TV Vitória
Incêndio no bairro Solar de Anchieta, na Serra

Devido aos fortes ventos presentes na região, a fumaça se espalhou e chegou até às proximidades de um condomínio.

Ainda na Serra, desta vez no bairro Solar de Anchieta, um incêndio provocou uma densa cortina de fumaça que pôde ser vista de vários bairros. Nenhuma casa foi atingida e ninguém se feriu.

Na Rodovia do Contorno, chamas queimaram uma região com cerca de 4 km de vegetação.

No Sul do Estado, na cidade de Atílio Vivacqua, o fogo consumiu parte da vegetação do bairro São Pedro. Bombeiros trabalharam até a noite da última quinta-feira (26) para combater o fogo. As condições climáticas dificultam os trabalhos e qualquer fagulha pode se transformar em um grande incêndio.

Condição climática pode melhorar

O coordenador de meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), Hugo Ramos, aponta uma possível melhora nas condições climáticas, mas defende que os cuidados devem ser mantidos.

"Para os próximos dias, essa situação deve amenizar um pouco em virtude do aumento da presença da umidade trazida pelos ventos oceânicos, o que pode provocar chuvas em alguns pontos do Estado. Mesmo assim, a preocupação deve permanecer, justamente por estarmos no período mais seco do ano. Nesta época, as plantas sofrem com a falta de água, o que pode manter a vegetação vulnerável para incêndios", alertou.

A equipe de jornalismo da TV Vitória/Record TV questionou a Polícia Civil algum desses incêndios é de origem criminosa, mas a Secretaria Estadual de Justiça (Sejus) não soube informar.

* Com informações do jornalismo da TV Vitória/Record TV.

Pontos moeda