Geral

FMI pode ajudar Serra Leoa, Guiné e Libéria contra ebola

Redação Folha Vitória

Nova York - O Fundo Monetário Internacional (FMI) está negociando a expansão de programas de ajuda para combater a crise de ebola em Serra Leoa, Guiné e Libéria. Segundo a instituição, além dos danos humanitários, a epidemia reduz as perspectivas de crescimento econômico dos países e oprime as contas do governo.

O FMI considera que a devastação causada na agricultura e no comércio deixou os três países com "significativas lacunas de financiamento", entre US$ 100 milhões e US$ 130 milhões, disse o porta-voz do fundo William Murray durante coletiva à imprensa.

De acordo com o FMI, a epidemia de ebola vai cortar o crescimento de Serra Leoa para 8% neste ano, ante previsão anterior de 11,3%. A Libéria deve crescer menos da metade da estimativa anterior, apenas 2,5%, e Guiné deve ter avanço de 2,4%, ante projeção prévia de aumento de 3,5%.

O porta-voz afirmou que o FMI está negociando a expansão dos programas de ajuda e financiamento para garantir que os países tenham recursos para combater a epidemia e manter suas economias girando. "Vamos resolver estes financiamentos o mais rápido possível", garantiu.

"Uma intervenção em grande escala da comunidade internacional é urgente para ajudar a controlar a epidemia", completou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda