Geral

Aquisição da BG pela Shell esbarra em obstáculo na Austrália

Redação Folha Vitória

Melbourne - Melbourne, 17/09/2015 - A aquisição do BG Group pela Royal Dutch Shell, no valor de US$ 70 bilhões, esbarrou em um obstáculo na Austrália após o regulador antitruste do país sinalizar a preocupação de que o negócio poderia suprimir o fornecimento interno de gás e elevar os preços.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumo afirmou que deve adiar sua decisão sobre o assunto por cerca de dois meses - para 12 de novembro -, após receber várias notificações de empresas preocupadas de que Shell possa coibir a oferta local em favor de exportações mais lucrativas para a Ásia.

A proposta de aquisição da BG pela Shell é, em parte, uma aposta de que países em desenvolvimento, como a Índia e a China, se movem para aumentar o consumo de combustíveis menos poluentes, como o gás natural. Mas também é um exemplo das dificuldades que as grandes companhias de energia podem enfrentar no intuito de suprir a demanda energética da Ásia.

O órgão regulador de concorrência da China ainda tem de se pronunciar sobre a aquisição, embora a Comissão Europeia já tenha se manifestado favoravelmente ao negócio. A compra também foi aprovada no Brasil e os acionistas norte-americanos ainda precisam votar sobre o acordo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda