Geral

Baía de Vitória fica rosa após produto vazar de empresa de Vila Velha

A água ficou rosa no canal que deságua na baía de Vitória, e assustou as pessoas que passavam pelo local. A empresa responsável pelo vazamento já foi notificada

Águas de um canal que passa em baixo das Cinco Pontes ficou rosa Foto: Divulgação/WhatsApp

Parte da baía de Vitória amanheceu cor de rosa nesta quarta-feira (09). Um líquido lançado pela empresa italiana, Prysmian, que tem filial no bairro São Torquato, em Vila Velha, coloriu a água que passa por baixo das Cinco Pontes.

Segundo informações do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) a empresa realizava manutenção no sistema de tratamento de água industrial, quando uma válvula se rompeu e causou o vazamento. A cor inusitada é um material utilizado para avaliar o sistema, por meio de contraste, e que em contato com a água do canal resultou na coloração. 

A empresa Prysmian informou por meio de nota que os microorganismos da água reagiram com o bioindicador deixando a água rosa.  O produto é biodegradável e não tem potencial para impactos ambientais.

Não foi constata a morte de peixes e a empresa poderá pagar multa de acordo com o relatório ambiental produzido pelo Iema.  A Prefeitura de Vila Velha também esteve no local e verificou que aparentemente o produto não era poluente.

Pontos moeda