Geral

BC da Espanha diz que Catalunha precisará deixar euro, se declarar independência

Redação Folha Vitória

Madri - O presidente do Banco Central da Espanha, Luis Maria Linde, disse nesta segunda-feira que a Catalunha, caso declare independência do restante do país, será "automaticamente" excluída da zona do euro. A declaração é feita dias antes de uma contestada eleição regional no domingo.

Também membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), Linde disse que os bancos catalães perderiam imediatamente financiamento do BCE, no caso de uma separação unilateral da Espanha, como ameaçado pelo governo catalão, deixando a economia local em sérias dificuldades. O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, também é um forte opositor dos separatistas catalães.

Linde disse que a secessão levaria à imposição de fortes restrições bancárias na Catalunha, como as vistas recentemente na Grécia. Questionado se um Estado catalão seria estável nessas condições, Linde disse que, ainda que a economia catalã tenha um peso relativamente considerável, com um Produto Interno Bruto (PIB) um pouco superior ao de Portugal, não faz sentido tratar dessas questões "teóricas".

As advertências de Linde, em linha com outras de dirigentes da União Europeia, estão entre as mais duras já feitas pelos membros do BCE sobre o assunto.

O bloco separatista liderado pelo presidente da Catalunha, Artur Mas, deve vencer a eleição, segundo as pesquisas mais recentes. Ele pode precisar, porém, do apoio de outro partido separatista para formar um governo em Barcelona. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda