Geral

Cachoeirenses debatem ações para alcance da igualdade de gêneros nesta terça-feira

Realizada a cada dois anos, a conferência reúne representantes de órgãos ligados a políticas públicas para as mulheres, incluindo delegacias, Ministério Público, Câmara, secretarias e INSS

Às 16h acontece a eleição dos delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual. Foto: Divulgação/Prefeitura

Avanços e desafios na luta pela igualdade de gêneros serão debatidos em Cachoeiro, nesta terça-feira (15), durante a IV Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. O evento norteia o tema “Mais direitos, participação e poder para as mulheres” e acontece desde as 7h30, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Itapemirim.

Realizado a cada dois anos pelo município, a conferência reúne representantes de órgãos ligados a políticas públicas para o público feminino, incluindo delegacias, Ministério Público, Câmara Municipal, secretarias municipais e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O secretário de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Thiago Viana, revela que o município vem registrando avanços na busca pela igualdade de gêneros, mas que precisa continuar caminhando para que as mulheres conquistem, efetivamente, o espaço que desejam. “As mulheres ocupam a maioria das vagas nos cursos técnicos oferecidos pela prefeitura, são maioria nas faculdades, mas ainda ganham menos que os homens. Quando o assunto é violência, a Lei Maria da Penha gera uma queda nos índices, porém ainda é necessário avançar nessa questão”, diz Viana.

Estão sendo avaliadas as contribuições dos conselhos de direito da mulher e dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e de oportunidades, bem como de estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para as mulheres nos âmbitos municipal, estadual e federal.

Às 16h acontece a eleição dos delegados que representarão o município na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres.

Pontos moeda