Geral

Justiça dos EUA pune GM por ocultar problemas de segurança

Redação Folha Vitória

Nova York - O Departamento de Justiça dos Estados Unidos impôs à General Motors o pagamento de US$ 900 milhões pela atuação fracassada no caso do defeito da ignição de alguns automóveis - o que levou ao recall de milhões de veículos e à morte mais de 100 pessoas. A empresa foi acusada de ocultar informações sobre os problemas de segurança.

O acordo anunciado hoje é um marco no episódio envolvendo a montadora, que tenta se recuperar da crise e enfrenta a corrosão da sua reputação entre os consumidores.

De acordo com os promotores, a GM omitiu informações dos agentes reguladores sobre os defeitos na ignição. A empresa teria tentado resolver o problema fora do processo padrão de recall, para que pudesse ter tempo de gerenciar a situação, em 2012. Os reguladores não foram alertados sobre o problema, como é exigido na legislação federal.

Promotores federais devem anunciar hoje um fundo do compensação no valor de US$ 625 milhões imposto à GM pelas vítimas de acidentes decorrentes do defeito de ignição.

"Os erros que levaram ao recall de ignição nunca deveriam ter acontecido. Temos que pedir desculpas e fazemos isso de novo hoje", disse Mary Barra, CEO da GM.

A GM concordou em ser submetidos a uma auditoria independente sobre práticas de segurança por até quatro anos. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda