Geral

Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro é o que mais recebe doações no Estado

Os índices foram divulgado pelo programa ‘Planeja Sangue’, que vem sendo desenvolvido no Espírito Santo, em unidades hospitalares públicas e particulares

A Santa Casa de Cachoeiro possui o maior número de doações espontâneas de sangue do Estado Foto: ​Reprodução

O Banco de Sangue da Santa Casa de Cachoeiro é o que possui o maior índice de doações espontâneas do Espírito Santo. Os dados foram divulgados pelo programa ‘Planeja Sangue’, desenvolvido no Estado pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal da Bahia.

O índice da Santa Casa é fruto das inúmeras campanhas realizadas durante todo o ano para sensibilizar os doadores na região Sul, atendida pela unidade hospitalar. Segundo a supervisora do serviço a enfermeira Cíntia Pimenta, ressalta que a população do sul do Estado está se sensibilizando para a importância da doação.

“Hoje, 75% das pessoas que comparecem ao Banco de Sangue da Santa Casa só tem um objetivo: ajudar a quem precisa. Estes dados nos mostra que a nossa população está mais fiel e consciente. Não precisamos de doadores de reposição apena. Não é vir só quando um amigo ou um vizinho precisa. Precisamos de doadores regulares e que venham com frequência, pois, diariamente, o sangue é importante para manter os atendimentos de urgência adulto e infantil de nossa região”, comenta Cíntia.

O levantamento do ‘Planeja Sangue’ revelou dados importantes para a saúde. “Durante o levantamento dos dados do estado, ficou nítida também a relevância dos serviços de hemoterapia da região sul, que desempenham um excelente papel no quesito hemoterapia e hematologia”, completa a enfermeira.

O “Planeja Sangue” tem como objetivo descrever a situação da rede de serviços de hemoterapia do Espírito Santo por região de abrangência, tanto na rede pública quanto privada. Após o levantamento, serão elaboradas estratégias para enfrentamento dos problemas relacionados com a Hemorrede Estadual. 

As estratégias farão a composição do plano diretor do Estado, que contempla diretrizes e ações para o fortalecimento da Hemorrede e as priorizações das ações propostas.

Pontos moeda