Guarapari 127 anos: “Eu vou crescer aqui, tenho fé que o meu nome vai ser feito aqui”
Jovem empreendedora que aposta na Cidade Saúde é mais uma personagem do nosso especial comemorando ao aniversário de emancipação política do município.
Jocimara Brito
Um sofá confortável e espaçoso; na mesa ao lado, cafezinho, biscoito e água aromatizada; na TV, clipes musicais, e à espera dos clientes uma sorridente designer de sobrancelhas. Esse é o cenário para quem visita o espaço ML Micropigmentação & Cia, em Muquiçaba, aberto há dois anos por Mirian Lopes, 24. O negócio segue a todo vapor, mas o que ninguém imagina é que, na verdade, tudo começou com uma mistura de impulso e fuga. “No final de 2015 eu decidi sair de Guarapari, queria ir embora para os Estados Unidos. Eu era secretária numa autoescola, larguei tudo e fui tentar tirar o visto. Entrei num curso de manicure, odiei, fiz design de sobrancelha e me destaquei, mas o objetivo era aprender e ir embora”.
O que Mirian não contava é que teria o visto negado e continuaria a vida na Cidade Saúde, bem diferente do que ela havia planejado. O destaque no curso de designer de sobrancelha virou uma profissão de sucesso, a prova de que nem tudo acontece da forma como esperamos e isso até pode ser bom. “Eu fiz o curso e minhas amigas eram as cobaias, elas gostavam e divulgavam. Comecei a atender a domicílio, fiz um Instagram (@ml_sobrancelhas) e foi repercutindo. Atendia duas pessoas por dia, depois três, quatro, cinco, até não ter mais horário. Montei um espacinho na garagem de onde eu morava, na Praia do Riacho, e hoje estou aqui”.
Durante o curso, a jovem fez amizade com a professora, Patrícia Berg, que veio de Belo Horizonte para Guarapari também há dois anos. Elas se tornaram amigas e parceiras de profissão, dividindo atendimento no espaço. “Foi uma ajuda mútua, eu passei meus conhecimentos para ela e ela me deu o incentivo de querer crescer. Mirian tem visão de empreendedor, e ver o esforço dela todos os dias foi o que me deu coragem de largar um emprego fixo e ajudá-la no espaço”, contou Patrícia, que enxerga a história da amiga como um incentivo para os guaraparienses. “Mirian é daqui e muitos acompanharam o processo de desenvolvimento dela. E eu, sendo de fora, vejo que por ser uma cidade pequena, as pessoas não acreditam muito, querem ir embora. Mas a cidade precisa gerar economia, emprego, as pessoas deveriam acreditar mais. Guarapari tem um potencial enorme, além de ser um local maravilhoso”.
E se a ideia um dia foi deixar Guarapari, agora Mirian pensa em continuar na cidade. Grávida, não tem dúvidas de que é um bom lugar para criar seu bebê. “É uma cidade acolhedora, confortável, tranquila para a criação de uma criança”. Além disso, quer continuar investindo em novos cursos de aperfeiçoamento na área e oferecendo um serviço de qualidade. “Eu vou crescer aqui, tenho fé que o meu nome vai ser feito aqui. O objetivo agora é crescer, não estagnar, e, se for possível, a gente monta até franquia. Estamos à procura de parcerias, mulheres que trabalham na área da beleza e queiram atender aqui no espaço”, disse.