Guarapari 127 anos: “Gosto muito de viver da música na cidade que eu amo”
Musicista Vanessa Loyola completa 10 anos de carreira com amor, alma e entrega. Ela é a personagem do dia, seguindo o especial de aniversário de Guarapari, que comemorou 127 anos de emancipação política esta semana.
Jocimara Brito
Aos cinco anos de idade, Vanessa Loyola descobriu, nas teclas de um piano, um amor que duraria por toda a vida. Hoje, aos 38, ela vive da música, fazendo acordes e cantando para encantar em restaurantes, bares, shows e casamentos. No ano em que Guarapari completa 127 anos, a cantora e pianista comemora dez de carreira e derrete-se pela profissão que escolheu e pela cidade em que vive. “Gosto muito de viver da música na cidade que eu amo”, declarou.
MPB, Bossa Nova e Rock são as influências da artista que respira música, está sempre ensinando, ouvindo, apreciando, executando ou conhecendo mais, e não abre mão de realizar os projetos musicais com entrega e verdade. Além dos palcos, com voz e violão ou banda, a musicista dá aulas particulares e em escolas. “A gente tem que fazer o que ama para que seja feito com verdade. Eu canto o que me representa, canto as minhas influências e canto com verdade e amor, porque você só emociona as pessoas quando faz algo com amor, alma e entrega”.
Perguntada sobre o que daria de presente para a Cidade Saúde neste aniversário, Vanessa foi direta. “O presente que eu daria para Guarapari seria o mesmo que eu gostaria de ganhar: um teatro, um local que pudesse reunir todas as artes, toda a nossa cultura e história. Acho que seria um presente lindo”.
E como todo artista, sensível ao que está ao redor, a beleza e as inspirações, Vanessa elegeu a Praia da Areia Preta como o seu cantinho favorito de Guarapari. “É o lugar onde eu aprendi a nadar, levava meus filhos aos domingos e onde os vi crescer. É um lugar de paz que me inspira grandiosamente”, relembrou.
Os músicos da família são Vanessa e o irmão, Tiago Astori, que é saxofonista, mora na Europa e se inspirou na cantora. Mãe de dois rapazes, Vinícius, 21, e Artur, 19, ela se alegra por ver que os eles têm interesse e apreciam boa música. “Vê-los influenciados por música me deixa muito feliz”.
Mais Voz
A artista só lamentou não tocar o quanto gostaria na Cidade Saúde. “Acredito que Guarapari tem como melhorar nesse contexto musical. Alguns gêneros não têm espaço e a união em si entre os artistas daqui é um pouco difícil, mas eu não desisto, não”. Ela acredita que um conselho seria necessário para que os artistas da cidade pudessem se comunicar com mais facilidade, visando a expansão e valorização da arte. “Em Guarapari existe um conselho de cultura que precisa ser retomado de forma eficaz para que a gente tenha voz aqui. Em Vitória tem a AMUCES (Associação dos Músicos e Compositores do Estado do ES), com a finalidade de nos dar voz, regulamentar o nosso trabalho e fiscalizar o que está errado”.
Em tempo
Vanessa se apresenta gratuitamente neste sábado (22) na Praia do Morro, próximo a Paróquia Sagrada Família, onde acontecem os festejos em comemoração ao aniversário de 127 anos de emancipação política de Guarapari. Nesta mesma noite, show com a cantora Bruna Viola.