Geral

Governador visita fábrica em São Mateus onde são produzidos novos ônibus do Sistema Transcol

Dos primeiros novos veículos que foram adquiridos pelos consórcios operadores do sistema, mais de cem serão produzidos pela Marcopolo

Foto: Hélio Filho/Secom
Novos ônibus do sistema Transcol estão sendo produzidos na unidade da Marcopolo em São Mateus

O governador Renato Casagrande esteve no município de São Mateus, no norte do Estado, nesta quarta-feira (18), para conhecer a unidade da empresa Marcopolo. Está sendo produzida no local a maioria dos novos veículos do Sistema Transcol com ar-condicionado, que fazem parte da renovação da frota iniciada este ano.

"Este ano estaremos entregando 120 ônibus daqui da empresa e mais 12 de outra empresa. Para nós é importante vermos que os ônibus foram produzidos aqui, com mão de obra local, financiado pelo Banco do Estado. Queremos que a atividade econômica fique no Estado", afirmou Casagrande.

Dos primeiros novos veículos que foram adquiridos pelos consórcios operadores do Sistema Transcol, mais de cem serão produzidos pela montadora, sendo que mais da metade já foi entregue. A empresa inaugurou, no início deste ano, a linha de montagem de ônibus modelo urbano no norte do Estado, para atender a demanda da renovação de frota do sistema Transcol.

O secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, também destacou a importância dos investimentos, que, segundo ele, vão além da mobilidade. "Este é um momento muito marcante. Nós assumimos o compromisso de renovar a frota do Transcol e melhorar o serviço. Mas conseguimos também que parte da produção dessa demanda ficasse aqui no Estado e fosse financiada pelo banco do Estado", frisou.

O gerente industrial da Marcopolo, Regis Magnus, apresentou a empresa e os investimentos feitos para atender a demanda dos novos coletivos."Produzimos aqui os [ônibus] urbanos e a linha Volare. Nesta unidade, já entregamos mais de dois mil veículos desde 2014 e seguimos investindo. Nos próximos passos projetamos um investimento próximo a R$ 15 milhões para uma nova linha de produtos, visando uma verticalização maior e se tornando mais independentes da unidade de Caxias do Sul [RS]", destacou.

Transporte Coletivo

No início deste mês, começou a funcionar na Grande Vitória a integração dos cartões de bilhetagem eletrônica dos Sistemas Transcol com os sistemas municipais — os cartões do sistema Metropolitano podem ser usados para pagar a tarifa dos sistemas municipais e vice-versa. Essa é a última etapa para que a integração tarifária possa acontecer, o que está previsto para 2020.

Em janeiro deste ano, o governador anunciou a renovação de frota do sistema, com a aquisição de veículos climatizados. Até o momento, cerca de 40 veículos com ar condicionado já estão operando no sistema. A previsão é que esse número chegue a 100 até o final deste ano e a 600 até o final de 2022. Todos vão operar nas linhas troncais do sistema, ou seja, fazendo a ligação entre terminais.

Em maio, foi lançado o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma para dispositivos móveis, em que o usuário pode consultar informações como horários, localização e itinerários dos coletivos, além de acessar a rede wi-fi e o entretenimento a bordo dos coletivos que já disponibilizam o serviço. Atualmente, mais de 400 veículos das linhas troncais contam com a rede a bordo.

Pontos moeda