helio dórea - 65 anos de colunismo diário

Geral

A força do amor: 59 anos de uma linda trajetória e muitos frutos

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, no Caderno Especial que celebra os seus 65 anos de colunismo diário

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: arquivo pessoal

Pai de cinco filhos, três biológicos (Miguel, Helia e Helina) e duas de coração (Daniele e Vanessa), Helio Dórea também é avô de 11 netos e bisavô de uma bisneta. Já perto de completar 90 anos de idade, em 26 de abril de 2021, outra data muito importante na vida do colunista está ainda mais próxima: é o dia 08 de dezembro, dia em que casou com Regina Brotto Dórea, com quem divide há 59 anos a vida e inúmeros momentos marcantes.

Apesar de ser amplamente conhecido no Espírito Santo, poucas pessoas de fora do ciclo de amizade de Dórea conhecem como essa duradoura história de amor começou. Mas pelo o que vocês já viram até aqui, não poderia ter sido diferente, tudo começou em uma festa. Mais precisamente em um evento de debutante, que mais tarde viria a ser uma das marcas registradas de sua carreira.

Naquela época, década de 1950, os clubes de Vitória, Vila Velha e Cachoeiro reuniam muita gente bacana e também as festas mais deslumbrantes e animadas do estado. E o Clube Vitória, o Praia Tênis Clube e o Saldanha da Gama eram os locais onde todo mundo queria estar, onde a vida social acontecia e o glamour prevalecia.

Foto: Gustavo Fernando | Folha Vitória
                   Helio Dórea, em sua residência, ao lado das fotos dos pais, da esposa e dos netos

Entre os eventos mais importantes de um clube, e também da sociedade, estava o Baile de Debutante, o sonho de toda jovenzinha dos anos 1950, 1960 e 1970. Ele era uma espécie de ritual de passagem da infância para a vida adulta de uma adolescente, e realizado quando ela completava 15 anos. Só para te situar, nesse momento, não existia nada de ir para a Disney. Toda menina sonhava em colocar um vestido extraordinário para dançar a valsa com o pai.

E o maior deles, o Baile Oficial das Debutantes do Brasil, que acontecia anualmente no hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, também contava com o aval de Helio, responsável por eleger as jovens capixabas para o evento. O ‘baiano” também promoveu outros sucessos que marcaram a vida de muitos capixabas, como o “Glamour Girl”, “Debutantes” e “Festas dos 10 Brotos”.

Foto: arquivo pessoal
O dia do sim: casamento na histórica igreja São Gonçalo, no Centro de Vitória

Mas voltando a história do casal 20, dessa vez de forma definitiva, antes de cada baile acontecia o ensaio das debutantes, onde os garotos aproveitavam a ocasião para paquerar as meninas, todas na faixa dos 15 anos.

O primeiro contato foi a partir de um amigo, que fez questão que eles fossem apresentados. Helio garante que no exato momento que olhou nos olhos de Regina ele pensou: “essa é minha e ninguém tasca”. Mas, especificamente naquele dia, nada aconteceu. Poucos meses depois, durante um evento no Hotel Tabajara, na Praia da Costa, se encontraram novamente e dessa vez foi para sempre.

No dia 08 de dezembro o casal completa 60 anos de casado. E para deixar a data ainda mais especial, uma das netas de Helio e Regina vai se casar no mesmo dia. E como disse o nosso colunista: "não poderia ter uma forma de comemoração mais marcante".

Foto: arquivo pessoal
                                             Helio e Regina entre os filhos: Miguel, Helia e Helina

Ao longo dessa trajetória, além de construir uma linda família, e quem conhece o colunista sabe da importância dela em todos os seus momentos, o casal também soube aproveitar a vida ao lado de amigos e curtir o melhor do estado, do Brasil e do mundo através de inúmeras viagens, o maior hobby de Dórea. Mas calma que esse é o nosso próximo capítulo.

arquivo pessoal
arquivo pessoal
arquivo pessoal
arquivo pessoal
arquivo pessoal
arquivo pessoal
Fotos da Galeria
1- Com sua Regina, filhos, genros, nora e netos;
2- Os três filhos: Miguel, Helina e Helia;
3- Com o grande amor de sua vida;
4- Helio e Regina em uma das inúmeras festas que frequentaram;
5- Regina Dórea entre as filhas Helia e Helina, e as sobrinhas Daniele e Vanessa;
6- O casal ao lado dos filhos. 

Helio Dórea- 65 anos de Colunismo Social

Conheça mais sobre a história de Helio Dórea, um dos mais importantes contadores de histórias do Espírito Santo, a partir de dez reportagens do Caderno Especial. Em 2020, Helio completa 65 anos de colunismo diário. 

Pontos moeda