CORONAVÍRUS

Geral

Inquérito Sorológico: alunos de escolas públicas e privadas do Estado serão testados no ES

A testagem em massa está no plano que servirá como base para a retomada das aulas presenciais nas escolas

Foto: Reprodução

Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira (18), o secretário de Educação Vitor de Ângelo e o secretário de saúde Nésio Fernandes anunciaram a realização do Inquérito Sorológico Escolar, que servirá como base para a retomada das aulas presenciais nas escolas.

De acordo com o secretário de Educação, alunos das escolas privadas, municipais e estaduais vão passar pela testagem em massa. Uma outra pesquisa censitária também será realizada com professores e servidores da educação pública estadual.

Vacina

Nésio Fernandes afirmou que não é possível esperar a vacina contra o coronavírus para a retomada das aulas presenciais. Segundo o secretário, no primeiro momento a imunização deve ser distribuída para pessoas maiores de 18 anos, o que deixaria sem proteção as crianças e adolescentes.

O secretário informou que as medidas de distanciamento, uso de máscaras e cuidados com a higiene, de acordo com as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), reduzem a probabilidade de risco para a transmissão da doença.

Testagens

As amostras para o Inquérito serão coletadas em Vitoria, Vila Velha, Cariacica, Serra, Afonso Claudio, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Linhares, Colatina, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes e Alegre. Os municípios foram escolhidos pela Secretaria de Saúde por representarem as microrregiões do Estado, podendo, assim, mostrar um panorama mais amplo da pandemia no Estado. 

Aproximadamente, cerca de 5 mil estudantes e colaboradores, de escolas sorteadas, serão testados em cada etapa do Inquérito. Já os profissionais das escolas estaduais serão 100% testados.

Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, o primeiro momento do teste será feito antes do retorno das aulas presenciais e o segundo será feito após a retomada das atividades nas escolas.

O teste sorológico usado nos exames será o de quimioluminescência, considerado mais confiável. Quem participar da pesquisa também vai responder a um questionário.

Protocolos para retomada da Educação Infantil

De acordo com o secretário de Educação, Vitor de Ângelo, uma minuta foi apresentada sobre a retomada da Educação Infantil e atualmente está em debate entre o grupo de discussão do Estado. O protocolo deve ser divulgado nos próximos dias.

A retomada para o Ensino Médio e Fundamental também segue em discussão.

Data para a retomada das aulas foi definida?

Nésio Fernandes afirmou que a data para a retomada das aulas presenciais ainda não foi definida. Segundo o secretário, do ponto de vista sanitário, o Estado ainda precisa reunir condições para que possivelmente as atividades retornem em outubro, porém ainda não há uma definição sobre o assunto.

Segundo o secretário de Educação, a proposta é que cada etapa de ensino retorne escalonadamente, num intervalo de 15 em 15 dias.

Consulta pública para o retorno das atividades presenciais

Entre os pontos citados na consulta pública realizada pelo governo do Estado nas últimas semanas, o secretário de Educação informou que a secretaria recebeu sugestões para distribuição de máscaras, pedidos para testagem em massa e também que as aulas voltassem apenas após a chegada de uma vacina contra a covid-19, o que neste momento, o Estado considera inviável.

Retorno será facultativo

De acordo com o secretário de Educação, as famílias poderão escolher se vão autorizar ou não os filhos a retornarem às escolas. Quem preferir, poderá continuar com as atividades remotas.

Escolas serão vistoriadas?

Nésio Fernandes informou que o Estado também avalia realizar inspeções nas escolas, para verificar o cumprimento das medidas e protocolos de prevenção e controle do coronavírus. Uma plataforma online também vai auxiliar o trabalho de fiscalização.

Acompanhe o pronunciamento completo:





Pontos moeda