Geral

Português em Dia: Folha Vitória estreia blog que dá dicas diárias sobre língua portuguesa

O blog traz uma dica por dia para que o leitor possa aprender um pouco mais e até se preparar para concursos

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Pexels

Uma dica de português a cada dia do ano. Essa é a proposta do novo blog do jornal online Folha Vitória, o Português em Dia, que estreou no domingo (27). O espaço é comandado pelo professor J. Jerry Tononi, que também faz participações de segunda a sexta-feira, na rádio Joven Pan News Vitória — onde dá ao ouvinte duas dicas por dia sobre a língua portuguesa.

Tononi explica que o nome do blog traduz bem a proposta: publicar uma dica diariamente, totalizando 365 por ano. "A ideia é estimular que as pessoas colecionem essas dicas e acessem o blog todos os dias. É como se ela tivesse acesso, todo ano, a um livro com 365 dicas de português. E de forma gratuita", comparou.

O professor destaca que o conteúdo do novo espaço será bastante didático e acessível a qualquer um. "A intenção é que qualquer pessoa compreenda essas dicas, independentemente do seu nível de escolaridade. O blog fala de erros que geralmente as pessoas cometem sem saber. Tudo isso de uma forma bem simples, prática e contextualizada", ressaltou.

Acesse o novo blog do Folha Vitória, 'Português em Dia'

Tononi cita alguns exemplos de erros que muitas pessoas cometem no dia a dia. "É muito comum na imprensa a gente ler que uma pessoa foi linchada, quando, na verdade, ela foi agredida. O linchamento só ocorre quando há morte. Quando não há, é agressão. Outra coisa é que muitos advogados usam a expressão 'face a isso', quando vai se referir a algum fato. Essa construção não existe. O correto, nessa situação, é 'em face disso'", explicou.

Além disso, o professor destacou algumas "pegadinhas" da língua portuguesa, que confundem muitas pessoas. "A palavra 'sequer' muitas vezes é usada de uma maneira que expressa justamente o oposto do que a pessoa quer dizer. A palavra corresponde à expressão 'ao menos' e, portanto, deve ser precedida do 'nem'. Então, por exemplo, se eu disser que a pessoa chegou a um lugar e sequer cumprimentou quem estava lá, eu estarei dizendo que ela cumprimentou. O correto seria dizer que ela nem sequer cumprimentou. Outra confusão muito comum ocorre com as expressões 'à custa de' e 'as custas de'. A primeira, com uso da crase e no singular, significa 'na dependência de'. Por exemplo, 'a pessoa vive à custa dos pais'. A outra, sem crase e no plural, corresponde às despesas de um processo".

Como as postagens do Português em Dia são diárias, algumas dicas farão menção a datas comemorativas. "Uma que poderá ser publicada no fim do ano é sobre a diferença entre 'ano-novo', com hífen', e 'ano novo', sem hífen. O primeiro caso se refere à passagem de ano, à festa da virada. Já o segundo, é sobre a totalidade do ano que está começando", frisou.

Dar uma dica de português diariamente não é nenhuma novidade para J. Jerry Tononi. O professor criou um aplicativo, chamado Calendário Gramatical, que notifica o usuário, todos os dias, com uma dica diferente. O app está disponível tanto no Google Play, para os usuários do sistema Android, quanto no App Store, da Apple.

Concurso público

Tononi destaca que as dicas podem ser preciosas também para quem estuda para concursos públicos. "As pessoas têm que entender que é necessário estudar português sempre. Quem faz concurso público não precisa esperar sair o edital para saber se vai cair na prova. Todos eles abordam questões sobre a língua portuguesa, isso é certo. Então a preparação tem que começar o quanto antes e pode ser feita lendo o conteúdo do blog e ouvindo as dicas na Pan News Vitória. Nos concursos públicos, são cobradas questões referentes à gramática e ao vocabulário. E o blog aborda justamente isso", afirmou.

O professor alerta ainda sobre os cuidados que os concurseiros precisam ter — principalmente os que utilizam redes sociais com mais frequência — na utilização da linguagem formal. "A pessoa escrever 'vc' e 'tb' na rede social ou em um bate-papo virtual, tudo bem. O problema é escrever dessa maneira em uma prova de concurso, por exemplo. Eu costumo dizer que existe um mundo formal e um informal. É preciso saber utilizar as palavras nas situações adequadas, assim como nos vestimos conforme a ocasião", comparou.

Pontos moeda