Geral

Alerta para risco de chuva em 23 cidades do Espírito Santo; confira a lista!

Segundo o Inmet, há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios

Foto: Divulgação

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (01), um novo aviso de perigo para grande acumulado de chuva no Espírito Santo. O alerta laranja é válido para 23 municípios capixabas, incluindo a Grande Vitória, e segue até as 10 horas desta quinta-feira (02).

Segundo o Inmet, nessas cidades pode chover com intensidade entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Também há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios nas cidades com tais áreas de risco.

O alerta laranja é válido para os seguintes municípios: 

- Afonso Cláudio
- Aracruz
- Baixo Guandu
- Cariacica
- Colatina
- Domingos Martins
- Fundão
- Ibiraçu
- Itaguaçu
- Itarana
- João Neiva
- Laranja da Terra
- Linhares
- Marilândia
- Pancas
- Santa Leopoldina
- Santa Maria de Jetibá
- Santa Teresa
- São Roque do Canaã
- Serra
- Viana
- Vila Velha
- Vitória

O Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo; observar a alteração nas encostas; desligar, se possível, aparelhos elétricos e quadro geral de energia; em caso de situação de inundação ou similar, proteger seus pertences da água envoltos em sacos plásticos; e acionar a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) para obter mais informações.

Esse foi o terceiro aviso meteorológico emitido pelo instituto para o Espírito Santo somente nesta quarta-feira. Os demais também têm duração até as 10 horas desta quinta.

O primeiro, de perigo potencial para chuvas intensas, foi emitido logo pela manhã. Ele abrange 27 cidades capixabas, na Grande Vitória e no norte do estado.

Já o segundo, emitido durante a tarde, também alerta para o perigo de grande acumulado de chuva em municípios do norte capixaba.

Leia também: Veja o acumulado de chuva em 24 horas no Espírito Santo

Risco de raios e rajadas de vento de até 70 km/h no ES

Nesta quarta-feira, o Climatempo também divulgou um alerta de chuva forte e volumosa para o Espírito Santo, com previsão de grandes volumes acumulados, raios e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h.

Segundo o Climatempo, a passagem de uma frente fria no mar, a umidade e a circulação dos ventos estão entre os fatores que têm favorecido a formação de nuvens carregadas sobre o estado. Essas mudanças no clima têm provocado instabilidade no Espírito Santo e também na região Sul da Bahia.

O boletim da Defesa Civil do Espírito Santo aponta que o volume acumulado de chuva pode provocar alagamentos e deslizamentos de terra. O órgão mapeou 800 áreas de risco em todo o Estado.

O município de Viana registrou o maior acumulado de chuva do Espírito Santo em 24 horas. Foram 46.41 mm acumulados até a manhã desta quarta-feira (01). Volumes expressivos de chuva também foram registrados em São Mateus (44.20mm), Aracruz (42.32mm) e Alegre (37.38mm).

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a instabilidade no clima deve começar a diminuir nesta quinta, mas chuvas ainda são esperadas em alguns momentos do dia em todas as regiões capixabas.

Ainda de acordo com o Incaper, não devem acontecer grandes mudanças nas temperaturas nos próximos dias. Na Grande Vitória, a máxima não passa dos 26ºC nesta quinta-feira. A mínima prevista é de 19ºC.

Na região Sul, as áreas menos elevadas devem registrar mínima de 18°C e máxima de 27°C. Já para as áreas mais altas, é esperado mínima de 15°C e máxima de 24°C.

Nas áreas menos elevadas da região Serrana, a temperatura deve variar entre 16°C e máxima de 23°C e nas mais altas, entre 13°C e 22°C.

No Norte, a temperatura mínima prevista é de 19°C e a máxima é de 26°C.

As áreas menos elevadas da região Noroeste, a temperatura mínima deve ficar em 19°C e máxima de 28°C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo, mínima de 18°C e máxima de 26°C.

Na região Nordeste, os termômetros devem registrar mínima de 19°C e máxima de 27°C.

Quando o sol deve voltar a predominar no Espírito Santo?

Segundo o Incaper, o sol deve voltar a aparecer na sexta-feira (03). No entanto, nuvens ainda irão marcar presença no céu. Chuvas rápidas são esperadas para a Grande Vitória e as regiões Norte, Noroeste, Nordeste e Serrana do Estado. As temperaturas não devem variar.

No sábado (04), há previsão de chuva apenas para a região Nordeste. A temperatura deve subir um pouco em todo o Estado. Veja:

Na Grande Vitória, os termômetros devem registrar mínima de 20°C e máxima de 28°C.

Para a região Sul, as áreas menos elevadas devem registrar temperatura mínima de 19°C e máxima de 31°C, e nas mais altas mínima de 17°C e máxima de 27°C.

Nas áreas menos elevadas da região Serrana devem registrar mínima de 18°C e máxima de 26°C. Nas áreas altas, mínima de 14°C e máxima de 25°C.

Para a região Norte, é esperado temperatura mínima de 20°C e máxima de 28°C.

Já nas áreas menos elevadas da região Noroeste, os termômetros devem marcar mínima de 20°C e máxima de 31°C. Em Mantenópolis e Alto Rio Novo: mínima de 18 °C e máxima de 28 °C.

Na região Nordeste, a temperatura varia entre 20°C e máxima de 28°C.

Pontos moeda