Geral

Mais chuva? Saiba como fica o tempo para esta quarta-feira no Espírito Santo

O Inmet prevê ventos intensos de até 60 km/h e baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas

Foto: Nayne Oliveira/ Folha Vitória

A chuva que voltou a cair no Espírito Santo desde segunda-feira (30), deve se manter até esta quinta-feira (02), de acordo com institutos especializados.  A mudança no clima está relacionada à presença da umidade trazida pelos ventos costeiros e a passagem de uma frente fria pelo oceano.

Segundo o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Inpacer) emitiu um alerta de atenção devido às condições favoráveis para a ocorrência de chuvas de moderada a forte intensidade, resultando em acumulados expressos de chuva ao longo do período.

O coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, explicou que as mudanças no clima no Estado já estavam previstas.

"Já havia a previsão de mudanças no clima. Essa mudança é reforçada pela frente fria que está passando pelo oceano. A umidade trazida pelos ventos reforça a instabilidade. Ela causou o aumento das nuvens que tem provocado a chuva", pontuou.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou o aviso de chuvas intensas e acumulado de chuva para maior parte do Espírito Santo até as 10 horas desta quarta-feira (1º).

Segundo o alerta, há previsão de chuva de até 50 mm/dia e ventos intensos de até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. 

Previsão do tempo para os próximos dias

QUARTA-FEIRA (01)

Na Grande Vitória, temperatura mínima de 20°C e máxima de 26°C.

No Sul, as áreas menos elevadas devem registrar mínima de 17°C e máxima de 27°C. Já nas áreas altas, mínima de 16°C e máxima de 23°C.

Nas áreas menos elevadas da região Serrana, temperatura mínima de 16°C e máxima de 22°C. Nas áreas altas: mínima de 13°C e máxima de 22°C.

A região Norte do Espírito Santo deve registrar mínima de 16°C e máxima de 27°C. Já no Noroeste, as áreas menos elevadas devem registrar mínima de 14°C e máxima de 31°C. No Nordeste, mínima de 19°C e máxima de 28°C.

QUINTA-FEIRA (02)

Quinta-feira a instabilidade começa a diminuir pelo Estado, mas ainda são esperadas chuvas ocasionais em alguns momentos do dia por todas as regiões capixabas.

Na Grande Vitória, temperatura mínima de 20 °C e máxima de 28 °C. Na Região Sul, temperatura mínima de 15 °C e máxima de 26 °C. Na Região Serrana, mínima de 13 °C e máxima de 24 °C.

No Norte, sol entre nuvens e chuva em alguns momentos. Temperatura mínima de 19 °C e máxima de 27 °C. Na Região Noroeste, temperatura mínima de 19 °C e máxima de 26 °C.

SEXTA-FEIRA (03)

Na sexta-feira o sol volta a aparecer mais no Estado e são esperadas apenas chuvas rápidas em alguns momentos nas regiões Norte, Noroeste, Nordeste, Serrana e na Grande Vitória. A temperatura diurna começa a aumentar no sul do Estado. O vento acelera entre o litoral sul e a Grande Vitória, podendo ter rajadas no litoral sul.  


Pontos moeda