Geral

Primavera começa com chuva fraca, queda de temperaturas e alerta de ventania no ES

De acordo com o Incaper, o avanço de um sistema frontal provoca um aumento da instabilidade no Estado

Foto: Iures Wagmaker / Folha Vitória

A nova estação começa na tarde desta quarta-feira (22), mais precisamente, às 16h14, e vai até 21 de dezembro, quando começa o verão. No dia em que se despede o inverno, a nova estação chega com previsão de chuva fraca e queda de temperaturas no Espírito Santo.

De acordo com o Incaper, o avanço de um sistema frontal provoca um aumento da instabilidade no Estado. Há previsão de chuvisco nesta quarta-feira ao longo do dia. As temperaturas máximas terão declínio acentuado e os ventos ganham força, com possibilidade de rajadas em alguns trechos do território capixaba.

Leia também: Ventania derruba placas, destelha casa e deixa moradores sem energia na Grande Vitória

Na Grande Vitória, temperatura mínima de 22 °C e máxima de 27 °C. Na Região Sul, mínima de 13 °C e máxima de 31 °C.

Na Região Serrana, temperaturas variam entre de 13 °C e 28 °C. Na Região Norte, temperatura mínima de 23 °C e máxima de 32 °C.

Para a quinta-feira (23), a previsão é de tempo instável no Espírito Santo, comchuva fraca em toda a metade sul do Estado, inclusive na Grande Vitória, e na região Nordeste. Muitas nuvens nas demais áreas, sem chance de chuva. Os ventos sopram com até moderada intensidade entre a Grande Vitória e o litoral norte.

Já a sexta-feira (24) será com de variação de nuvens no Estado, em função da presença da umidade trazida pelos ventos costeiros. Não chove e as temperaturas ficam ligeiramente elevadas. O vento sopra com até moderada intensidade no litoral sul.

Alerta de ventania no Espírito Santo

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta terça-feira (21), um aviso de perigo potencial para vendaval em pelo menos 19 municípios do Espírito Santo, principalmente na Região Sul. O alerta é válido até as 10 horas desta quarta-feira (22).

Nesse período, segundo o instituto, podem ocorrer ventos com intensidade entre 40 km/h e 60 km/h. O instituto também alertou sobre um baixo risco de queda de galhos de árvores, em razão do fenômeno.

Entretanto, em Cachoeiro de Itapemirim a ventania acabou derrubando árvores, destelhando casas e causando falta de energia elétrica em alguns pontos da cidade. Os bairro mais afetados, segundo a prefeitura, foram o IBC, Baiminas e Alto União.

Ainda de acordo com o alerta do Inmet, os municípios que seriam atingidos por esses ventos fortes são: Alegre, Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí, Guarapari, Iconha, Itapemirim, Jerônimo Monteiro, Marataízes, Mimoso do Sul, Muqui, Piúma, Presidente Kennedy, Rio Novo do Sul, São José do Calçado e Vargem Alta.

Pontos moeda