Geral

Procon do ES vai investigar posto de Vila Velha que subiu preço de gasolina durante abastecimento

Código de Defesa do Consumidor (CDC) diz que não pode haver elevação de preços de produtos e serviços sem que haja um justo motivo

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Leitor | Whatsapp Folha Vitória

O Procon Estadual irá investigar o posto de combustível de Vila Velha que aumentou o preço do litro de gasolina de R$ 6,07 para R$ 6,17 enquanto abastecia o tanque do veículo de uma dona de casa na noite da última quarta-feira (08). A empresa poderá ser autuada. 

A dona de casa Cacau Viana ficou indignada com a mudança de preço e gravou um vídeo da situação. Tudo aconteceu quando se formaram filas em postos pois as pessoas temiam desabastecimento de combustível devido ao bloqueio feito por caminhoneiros nas rodovias federais do Espírito Santo. 

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, informou que o crescimento da demanda, tendo em vista as circunstâncias, no caso a corrida de motoristas para abastecer, pode levar à especulação de alguns comerciantes que aumentam injustificadamente o preço dos produtos. Tal prática é condenada pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“O CDC veda ao fornecedor elevar os preços de produtos e serviços sem que haja um justo motivo – o aumento dos custos – que seja capaz de refletir no preço final. Esses custos devem ser comprovados por meio de documentos”, explicou.

Se os consumidores constatarem aumentos repentinos e elevados, sem causa aparente, poderão registrar a reclamação para que o Procon-ES possa apurar. Denúncias podem ser enviadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.

Leia também: Motoristas fazem filas em postos, mas sindicato diz que não haverá desabastecimento

Outro lado

A reportagem tentou contato com o posto de combustível, mas os telefonemas não foram atendidos.

Também procurou a rede Ipiranga a qual o posto é credenciado para saber se haverá alguma notificação a respeito. Assim que a resposta for enviada, a matéria será atualizada. 


Pontos moeda