Geral

Assad faz rara aparição pública em mesquita da Síria

Redação Folha Vitória

Beirute - O presidente da Síria, Bashar Assad, fez uma rara aparição pública neste sábado, participando de orações em uma mesquita da capital do país, Damasco, marcando o início do importante feriado muçulmano de Eid al-Adha, enquanto uma ofensiva do Estado Islâmico perto da fronteira com a Turquia se intensificava.

A televisão estatal síria exibiu imagens de Assad orando na mesquita al-Numan Bin Bashir, junto com funcionários do governo e o grão-mufti do país, Ahmad Badreddine Hassoun. Muçulmanos pelo mundo iniciaram a celebração do feriado de três dias neste sábado.

Assad vinha fazendo raras aparições públicas em meio à guerra civil no país, que já matou mais de 190 mil pessoas, segundo cálculos de ativistas. A última vez que ele apareceu em público foi em julho, quando participou de orações durante o feriado de Eid al-Fitr, que marca o fim do Ramadã, mês considerado sagrado pelos muçulmanos.

No norte do país, intensos combates continuaram nos arredores da cidade de Kobani. Combatentes do Estado Islâmico estão tentando capturar a cidade para abrir uma ligação direta entre suas posições em Alepo e o reduto de Raqqa, no leste do país.

Kobani e arredores estão sob ataque desde meados de setembro, com militantes capturando dezenas de aldeias curdas próximas. Após os ataques, que obrigaram cerca de 160 mil sírios a fugir, milícias curdas lutam para repelir o avanço dos militantes nos arredores da cidade, também conhecida como Ayn Arab. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda