Geral

Idec: mapa mostra onde pode faltar pressão na torneira

Redação Folha Vitória

São Paulo - O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) divulgou em seu site 13 mapas encaminhados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) nos quais diz haver a identificação das regiões na capital paulista que podem sofrer com falta d’água por causa da redução de pressão da rede de distribuição.

Essa medida foi intensificada pela Sabesp após o início da crise de estiagem do Sistema Cantareira. O objetivo é diminuir o desperdício de água por vazamentos na tubulação, mas tem provocado falhas constantes no abastecimento de várias regiões da Grande São Paulo.

"Nós pedimos por meio da Lei de Acesso à Informação o mapa das regiões que podem ficar sem água por causa da redução da pressão. Com muito custo, eles nos enviaram 13 mapas com as zonas críticas da cidade, que costumam ser as mais altas. Ele ainda é incompleto, não aponta várias regiões que nós sabemos que sofrem falta d’água, mas é a primeira vez que a empresa reconhece publicamente que algumas zonas sofrem desabastecimento", disse o gerente técnico do Idec, Carlos Thadeu de Oliveira. Em nota, a Sabesp negou que os mapas fossem das áreas com problemas no fornecimento de água e disse que encaminhou ao Idec, conforme solicitado, apenas a localização das válvulas redutoras de pressão.

"O material disponível no site do instituto parte de uma premissa equivocada e desprovida de qualquer fundamentação técnica", diz.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Pontos moeda