Geral

Após retorno da chuva, nível do Cantareira sobe pelo 2º dia consecutivo

Redação Folha Vitória

São Paulo - Considerado o principal sistema hídrico de São Paulo, o Cantareira registrou aumento do volume armazenado de água pelo segundo dia consecutivo, de acordo com relatório da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), divulgado nesta quarta-feira, 28. Além dele, Guarapiranga, Alto Cotia e Rio Claro tiveram alta. Já o nível do Alto Tietê e Rio Grande manteve-se estável.

Responsável por abastecer 5,2 milhões de pessoas, o Cantareira opera com 16% da capacidade, 0,1 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando estava com 15,9%. O índice tradicionalmente divulgado pela Sabesp considera duas cotas de volume morto, adicionadas no ano passado, como se fossem volume útil do sistema.

A região do manancial registrou pluviometria de 1,5 milímetro nas últimas 24 horas. Já no volume acumulado do mês são 116,3 mm - cerca de 90,5% do esperado para outubro. A média histórica é de 128,5 mm.

Segundo o índice negativo do Cantareira, que passou a ser divulgado após decisão judicial, o sistema ganhou 0,2 ponto porcentual e está com - 13,2%, ante - 13,4% no dia anterior. O terceiro índice também subiu e aponta o volume de água represada em 12,4%.

Outros mananciais

O Guarapiranga, atual responsável por abastecer o maior número de clientes da Sabesp (5,8 milhões), voltou a registrar alta após um dia estável. O sistema opera com 76,8% da capacidade: 0,1 ponto porcentual a mais do que no dia anterior, quando registrava 76,7%.

Atravessando crise severa, o Alto Tietê interrompeu uma sequência de dois dias de aumento e ficou estável em 13,9%, mesmo índice do dia anterior. O cálculo leva em conta um volume morto, acrescentado no ano passado. Quem também não sofreu variação foi o Sistema Rio Grande, cujo volume de água represada permanece em 86,6%.

O sistema Rio Claro registrou ganho de 0,1 ponto porcentual. Com a alta, o opera agora com 54,8%, contra 54,7% no dia anterior. O Alto Cotia também subiu 0,2 ponto e está com 58,5% da capacidade.

Pontos moeda