Geral

Barco El Faro naufragou durante passagem de furacão Joaquim pelas Bahamas

Redação Folha Vitória

JACKSONVILLE, Flórida, EUA - O barco que desapareceu com 33 pessoas a bordo durante a passagem de um furacão na região das Bahamas naufragou, mas continuam as buscas pelas pessoas a bordo, informou a Guarda Costeira dos Estados Unidos.

O contramestre Jon-Paul Ríos disse que tanto a Guarda Costeira quanto o proprietário da embarcação concluíram nesta segunda-feira que o cargueiro El Faro, de 240 metros, naufragou em meio aos fortes ventos e ao mar revolto, por causa do furacão Joaquim. Ríos disse que corvetas e aviões da Guarda Costeira e um avião da Marinha seguiam buscando os tripulantes no Atlântico. Os proprietários disseram que o navio tinha botes e lanchas salva-vidas.

"Decididamente, estamos buscando sobreviventes", disse Ríos. "Há uma operação de busca e resgate em marcha."

Três navios guarda-costas, dois aviões C-130, helicópteros e um avião percorriam uma ampla região do Oceano Atlântico próxima à Ilha Crooked. Outro porta-voz, David Schulein, disse que escombros que seriam da embarcação foram avistados a 142 quilômetros de Cayo Samana.

El Faro zarpou de Jacksonville, na Flórida, em 29 de setembro, quando Joaquim era uma tempestade tropical. Ele levava 28 tripulantes norte-americanos e cinco poloneses e se dirigia a Porto Rico, em uma travessia de rotina quando encontrou a tormenta, com ventos superiores a 210 quilômetros por hora e ondas de até 9 metros. Na madrugada de quinta-feira o contato foi perdido. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda