Geral

Bullard se mantém favorável a aumento de juros desde que feito de forma gradual

Redação Folha Vitória

Nova York - O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) de St. Louis, James Bullard - que não vota nas reuniões de política monetária deste ano -, reiterou seu apelo para um aumento das taxas de juros a curto prazo no país, desde que isso seja feito de forma gradual.

Durante discurso, Bullard ainda disse que havia "uma diferença gritante entre os objetivos do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês), que estão, sem dúvida quase alcançados" e as ferramentas de política monetária do Fed, "que permanecem em estado de emergência", afirmando que era hora de normalizá-las.

A autoridade enfatizou que o Fed deve elevar os juros apenas se a política monetária "se mantiver acomodativa por muitos anos", a fim de que o Fed possa "mitigar os riscos remanescentes para economia durante a transição".

"Uma abordagem simples e prudente para a atual política monetária seria o começo de uma normalização das configurações em um esforço para impulsionar a expansão econômica e evitar riscos desnecessários associados a taxas baixas de juros e um grande balanço do Fed", declarou.

Para Bullard, o Fed deve se afastar um pouco dos juros mais elevados, enquanto continua pressionando a inflação e diminuindo a pressão no desemprego, e ressaltou que, na sua opinião, o fortalecimento do dólar não é motivo para procrastinar a elevação, uma vez que isso é "exatamente o que você espera" quando a economia dos EUA vai bem. Fonte: Dow Jones Newswires.

Pontos moeda