• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Ifes oferece quase 4 mil vagas em cursos técnicos. Veja como se inscrever!

Geral

Ifes oferece quase 4 mil vagas em cursos técnicos. Veja como se inscrever!

Os interessados deverão se inscrever até 4 de novembro. Alguns cursos são oferecidos somente nos campi de Santa Teresa e Vitória e, em tais casos, não há taxa de inscrição

Metade das vagas de ambos os editais é destinada a ações afirmativas Foto: R7

O Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) abriu as inscrições para dois processos seletivos, que oferecem um total de 3.946 vagas em cursos técnicos. Os interessados deverão se inscrever até 4 de novembro.

Pelo edital 01/2016, são ofertadas 2.462 vagas de cursos técnicos na modalidade integrada ao ensino médio, em que o aluno faz a formação técnica e cursa o ensino médio no Ifes; mais 1.112 vagas na modalidade concomitante, em que o aluno já está cursando o ensino médio em outra instituição e faz a formação técnica no Ifes; e 200 na modalidade subsequente, que contempla quem já terminou o ensino médio.

Já no processo seletivo 02/2016, são disponibilizadas 172 vagas da Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). Podem concorrer aquelas pessoas com 18 anos ou mais que tenham o ensino fundamental completo (ou concluam até a data da matrícula), mas não tenham concluído o ensino médio. O aluno fará tanto a formação técnica quanto o ensino médio no Ifes.

Metade das vagas de ambos os editais é destinada a ações afirmativas. O prazo para solicitar a isenção no PS 01/2016 vai até 23 de outubro. A taxa para participar é de R$ 51. Têm direito à isenção os candidatos que tenham estudado as últimas duas séries do ensino fundamental em escola pública, ou particular como aluno bolsista em função de carência socioeconômica, ou que tenham feito curso equivalente na rede pública com aprovação final até a data da matrícula. A inscrição do PS 01/2016 será feita via internet, no site do Ifes, bem como a solicitação de isenção.

No caso dos candidatos às vagas do PS 02/2016, não haverá cobrança de taxa. As inscrições são realizadas presencialmente nos campi Santa Teresa e Vitória, onde são ofertados os cursos.

As provas objetivas do PS 01/2016 estão marcadas para 29 de novembro. Para os cursos integrados e concomitantes, serão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia. As questões de prova para ingresso nos cursos subsequentes incluem as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História e Geografia.

No caso das vagas do PS 02/2016, do Proeja, que são ofertadas pelo Campus Santa Teresa, o processo Seletivo será realizado em duas etapas: palestra informativa e análise socioeducacional. Para as vagas do Campus Vitória, além dessas duas etapas, haverá provas.

Acesse:

Edital 01/2016

Edital 02/2016