• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Monumentos, pontes, prédios e shopping aderem ao Outubro Rosa no Estado

Geral

Monumentos, pontes, prédios e shopping aderem ao Outubro Rosa no Estado

O Shopping Vitória, por exemplo, também entrou na onda da campanha e a iluminação chamou atenção dos consumidores que visitam o centro de compras

O Shopping Vitória também aderiu à campanha contra o câncer de mama Foto: Divulgação

Um dia após ser lançada a Campanha Outubro Rosa, cresce a adesão dos capixabas na luta contra o Câncer de Mama. Pontes, monumentos e prédios privados mudaram a iluminação e aderiram a cor rosa em suas fachadas. A iniciativa é organizada pela Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). 

O Shopping Vitória, por exemplo, também entrou na onda da campanha e a iluminação chamou atenção dos consumidores que visitam o centro de compras diariamente. 

Na Terceira Ponte também é possível ver uma iluminação em alusão à campanha, assim como o Museu da Vale, em São Torquato, em Vila Velha. 

Para comemorar o mês do Outubro Rosa, monumentos do Estado estão recebendo iluminação na cor que representa a campanha contra o câncer de mama que foi iniciada nesta quinta-feira. 

Em Vitória, o prédio da prefeitura também está com nova iluminação. Outros como o do Casarão Cerqueira Lima, no Centro, a Ponte da Passagem, as torres de Jesus de Nazareth, o relógio da Praça Oito e as árvores da praça Costa Pereira também aderiram à campanha. 

Em Vila Velha, o Convento da Penha está rosa desde a noite de quarta-feira (30). A TV Vitória também aderiu a campanha e os apresentadores usaram roupas e gravatas na cor da campanha. O Folha Vitória trocou sua logo tradicional pelos tons de rosa.

Exames disponíveis pelo Estado

Dados da Sesa mostram que entre janeiro e julho deste ano foram ofertadas 45.016 mamografias no Espírito Santo. Em todo o ano passado, foram 161.177, mas somente 55,34% dos exames foram feitos. 

As mulheres diagnosticadas com câncer de mama podem ser atendidas em um dos sete hospitais com esse perfil de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Além de cirurgias, esses hospitais realizam quimioterapia, e dois deles também oferecem radioterapia. Entre janeiro e julho deste ano foram realizados nesses hospitais 597 cirurgias em pacientes com câncer de mama, entre elas procedimentos para retirada total ou parcial da mama.

Na Região Central, as referências são o Hospital São José (Colatina) e o Hospital Rio Doce (Linhares); e, na Região Sul, o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim. Já na Metropolitana, há o Hospital Evangélico de Vila Velha; a Santa Casa de Misericórdia, o Hospital das Clínicas e o Hospital Santa Rita, todos estes quatro localizados em Vitória.