• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Bueiros de Cachoeiro passam por ação de limpeza para prevenir alagamentos

Geral

Bueiros de Cachoeiro passam por ação de limpeza para prevenir alagamentos

Moradores de qualquer região da cidade podem solicitar a limpeza dos bueiros, que vem sendo feita por funcionários da Secretaria Municipal de Obras

A ação de limpeza dos bueiros de Cachoeiro começou pela rua Bernardo Horta, no bairro Guandu Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Com a possibilidade de chuvas mais fortes e frequentes a partir deste mês de outubro, o trabalho de limpeza dos bueiros das áreas da cidade mais sujeitas a alagamentos, foram intensificados em Cachoeiro. A ação começou pela rua Bernardo Horta, no bairro Guandu, e segue para outras vias da região central e bairros, para possibilitar o funcionamento adequado do sistema de escoamento das águas pluviais.

“Todos os anos, nessa época, é necessário reforçar esse serviço para reduzir riscos de alagamentos e prejuízos no período chuvoso. Há grande quantidade de lixo jogado pelas pessoas, mas também folhas de árvores e o assoreamento que se dá com a ação do tempo”, explica o gerente de manutenção de drenagem da Secretaria Municipal de Obras, Antônio Carlos Moreira da Silva.

Os servidores da prefeitura fazem a coleta manual dos detritos e, depois, usam o hidrolaser, caminhão com equipamento que limpa e desentope as manilhas. “A velocidade do trabalho depende da dificuldade para retirar os resíduos. Papel, garrafas pet, brinquedos, isopor jogados no chão ajudam a entupir a rede de drenagem e tem, ainda, coisas jogadas às margens dos córregos que chegam às galerias”, conta o gerente.

Depois de atuar na área central da cidade, a equipe segue para o bairro Jardim Itapemirim. Moradores de qualquer região podem solicitar a limpeza de bueiros.