Geral

Bueiros de Cachoeiro passam por ação de limpeza para prevenir alagamentos

Moradores de qualquer região da cidade podem solicitar a limpeza dos bueiros, que vem sendo feita por funcionários da Secretaria Municipal de Obras

A ação de limpeza dos bueiros de Cachoeiro começou pela rua Bernardo Horta, no bairro Guandu Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Com a possibilidade de chuvas mais fortes e frequentes a partir deste mês de outubro, o trabalho de limpeza dos bueiros das áreas da cidade mais sujeitas a alagamentos, foram intensificados em Cachoeiro. A ação começou pela rua Bernardo Horta, no bairro Guandu, e segue para outras vias da região central e bairros, para possibilitar o funcionamento adequado do sistema de escoamento das águas pluviais.

“Todos os anos, nessa época, é necessário reforçar esse serviço para reduzir riscos de alagamentos e prejuízos no período chuvoso. Há grande quantidade de lixo jogado pelas pessoas, mas também folhas de árvores e o assoreamento que se dá com a ação do tempo”, explica o gerente de manutenção de drenagem da Secretaria Municipal de Obras, Antônio Carlos Moreira da Silva.

Os servidores da prefeitura fazem a coleta manual dos detritos e, depois, usam o hidrolaser, caminhão com equipamento que limpa e desentope as manilhas. “A velocidade do trabalho depende da dificuldade para retirar os resíduos. Papel, garrafas pet, brinquedos, isopor jogados no chão ajudam a entupir a rede de drenagem e tem, ainda, coisas jogadas às margens dos córregos que chegam às galerias”, conta o gerente.

Depois de atuar na área central da cidade, a equipe segue para o bairro Jardim Itapemirim. Moradores de qualquer região podem solicitar a limpeza de bueiros.

Pontos moeda