Geral

Cachoeiro tem quatro projetos finalistas na Feira de Ciências e Engenharia do ES

Os trabalhos foram elaborados pelos alunos das redes municipal e estadual de ensino, sob a orientação de professores. A divulgação dos premiados acontece no dia 11 de novembro

Dos quatro projetos envolvendo Cachoeiro, três são disputando o prêmio na categoria Ensino Fundamental Foto: ​Divulgação/Prefeitura

Cachoeiro, mais uma vez, é finalista com quatro projetos na Feira de Ciências e Engenharia do Espírito Santo (Fecieng – ES), conforme resultado final do Edital Secti 001/2016 - Chamada para a Seleção de Projetos para a V Fecieng – ES, publicado nesta semana, que selecionou sessenta propostas entre as 120 submetidas.

Dos quatro projetos envolvendo o município, três são na categoria Ensino Fundamental: Alergia Alimentar: Conhecer para Provar; Alimente-se Bem e Jogue a Favor da Digestão; e Sal na Medida Certa, todos da EEEF Professora Amélia Toledo do Rosário, do distrito de Córrego dos Monos, e coordenados pela professora Josiane Souza do Carmo de Menezes. Na categoria Ensino Médio, um projeto foi selecionado: Levantamento do Hábito Alimentar dos Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Fraternidade e Luz, da EEEFM Fraternidade e Luz, e coordenado pela professora Kelly Pinheiro dos Santos.

A novidade é que a premiação contará com bolsas do Programa de Iniciação Científica Junior (PicJr) para alunos e professores que conquistarem as três primeiras colocações em cada categoria, além dos tradicionais troféus, medalhas e certificado.

A EEEF Professora Amélia Toledo do Rosário, defende o 1º lugar, na Categoria Ensino Fundamental, conquistado em 2015, com o projeto Olho Mágico “Desvendando a Visão em 3D”, coordenado pela professora Josiane Souza do Carmo de Menezes.

Os trabalhos foram elaborados e desenvolvidos, obrigatoriamente, pelos alunos, sob a orientação de professores das escolas participantes, para serem apresentados durante a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que tem como tema: “Ciência Alimentando o Brasil”. A edição de 2016, a 13ª, será do dia 17 ao dia 23 de outubro, mas as atividades serão estendidas até o dia 30 de novembro.

Neste ano a Fecieng-ES vai acontecer no ambiente virtual. Os expositores vão divulgar suas experiências em vídeos que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo. De acordo com o edital, a submissão dos vídeos dos projetos selecionados ocorre entre os dias 19 e 31 de outubro. A divulgação dos premiados acontece no dia 11 de novembro.

Pontos moeda