Geral

Moradores de Marataízes fazem ‘panelaço’ em frente ao Tribunal de Contas

Cerca de 60 pessoas, moradoras do município do Sul do Estado, vieram à Capital se manifestar contra a paralisação das obras de contenção do mar na orla do município

Manifestantes vieram de Marataízes para pedir retorno das obras de contenção do mar Foto: Leitor | WhatsApp Folha Vitória

A tarde desta segunda-feira (03) começou barulhenta em frente ao Tribunal de Contas do Espírito Santo, em Vitória. Com panelas e cartazes, cerca de 60 pessoas, moradoras de Marataízes, no Sul do Estado, vieram à Capital se manifestar contra a paralisação das obras de contenção do mar na orla do município.

“A população está com medo. Com o período de chuvas chegando e a força das ondas aumentando, os moradores temem que novos estragos sejam causados pelo mar, que já levou casas e quiosques, além de destruir duas ruas”, explicou um dos moradores, que não quis se identificar.

O relator do TCE-ES no processo, conselheiro Domingos Taufner, se reuniu com representantes dos moradores para ouvir o pleito da manifestação, que é a retomada das obras. De acordo com o Tribunal de Contas, a intervenção – que custará R$ 8,5 milhões aos cofres públicos – foi suspensa por medida cautelar devido a irregularidades no processo de licitação.

Em nota, o TCE afirmou que “entende ser urgente a adoção de medidas para contenção do avanço do mar na orla do município de Marataízes. O procedimento a ser adotado pela prefeitura, porém, deve ser cercado de cuidados para a garantia da qualidade do serviço e do bom emprego dos recursos públicos. O relator do processo, conselheiro Domingos Tafuner, destaca que o TCE-ES está à disposição para esclarecer dúvidas e orientar a prefeitura quanto às necessidades de adequação nos editais”. 

Pontos moeda