Geral

Membros de fundação espanhola visitam o Brasil e palestram em Guarapari

Profissionais da instituição na Colômbia palestraram para estudantes e educadores no auditório da Faculdade Pitágoras nessa quarta-feira (03).

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
A palestra em Guarapari aconteceu nessa quarta-feira (03). Daqui, os profissionais colombianos seguem para Ufes, em Vitória. Fotos: Divulgação

Professores e diretores da rede municipal de ensino e estudantes do curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras de Guarapari tiveram a oportunidade de conhecer e se aprofundar sobre uma lista proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que trata das “habilidades para a vida”, com dez pontos que devemos desenvolver ainda na escola, refletindo na sociedade, na família e no trabalho, por exemplo, inclusive indo além das questões ligadas à saúde.

Os disseminadores da proposta, os colombianos Ivan Chahin e Gladys Herrera, estiveram na cidade representando a Fundação Edex, entidade espanhola com sede na Colômbia que tem por objetivo a formação e o desenvolvimento de programas educativos dinâmicos e lúdicos para que os professores, em especial, possam ser ferramentas de disseminação dessas habilidades que são:

Da esq. p/ dir., o homem da foto é Ivan Chahin, seguido de Gladys Herrera.

Autoconhecimento

Empatia

Tomada de decisões

Criatividade

Pensamento crítico

Comunicação assertiva

Lidar com as emoções

Gestão de tensões e estresse

Relações interpessoais

Resolução de problemas e conflitos

Ivan e Gladys explicaram que o desenvolvimento dessas habilidades promove o empoderamento pessoal, que impacta diretamente não só na prevenção e na promoção da saúde, como na relação dessa pessoa com ela mesma, com os pares, o meio em que vivem e toda sociedade. “Quando se trabalha esse professor, que deve se posicionar como um gestor de sala, nós abrimos as possibilidades dele disseminar essas questões e trabalhá-las de maneira a impactar esse aluno que, por sua vez, leva isso para a família e para o futuro. Quando as habilidades para a vida são absorvidas por um indivíduo isso também fortalece o coletivo”, explicou Ivan. “As habilidades para a vida são pontos que podem (e devem) extrapolar a geografia da sala de aula, que vão além para serem trabalhadas em outras ambientes e nas mais diversas áreas. É algo para a formação humana”, completou Gladys.

Edex no Brasil

A vinda desses representantes se deu pela participação que farão em congressos no Brasil. A Fundação Edex – criada em 1973 – atua em 22 países e possui parceria com três universidades brasileiras, entre elas a Ufes onde também participam de encontro sobre o tema e razão para estarem no Espírito Santo. Vale destacar que a viagem foi antecipada para atender o convite da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de palestrarem em Guarapari.