ADOTE UMA CAUSA

Geral

Amaes celebra 18 anos com lançamento de revista e entrega do Prêmio Universo Azul à apoiadores da causa

O evento aconteceu no Shopping Vitória, onde foi aberta uma exposição em comemoração ao aniversário da entidade, apoiada pelo Instituto Americo Buaiz

Foto: Divulgação / Instituto Americo Buaiz

O universo azul invadiu o Shopping Vitória, na manhã desta terça-feira (23). O local foi escolhido pela Associação dos Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) para celebrar o aniversário de 18 anos da entidade que, nos últimos meses, recebeu o apoio do Instituto Americo Buaiz.

Na programação do evento, os convidados acompanharam o lançamento da revista comemorativa dos 18 anos da Amaes; a entrega do Prêmio Universo Azul, destino às pessoas e instituições que fizeram a diferença no apoio à causa autista e no trabalho da entidade; e o lançamento da Exposição Fotográfica 18 anos da Amaes.

A gerente administrativo da Amaes, Pollyana Paraguassú, destacou a importância de comemorar a data e falou sobre todas as comemorações que fizeram parte do evento. "Estamos lançando a revista comemorativa e atingimos a nossa maioridade, que mostramos as nossas dificuldades, nossas palavras, nossas conquistas e dos protagonistas disso tudo, que são os autistas", disse.

Pollyana também comentou sobre a exposição fotográfica comemorativa da entidade, que já está aberta e vai até o dia 5 de novembro, no Shopping Vitória. "Lançamos esta exposição em parceria com o Jove Fagundes que, com carinho, fotografou alguns atendidos nossos, mostrando que o autista pode e deve estar onde ele quiser", salientou.

O fotógrafo Jove Fagundes é especialista em retratos de criança. Para ele, a exposição da Amaes vai dar mais visibilidade para a causa dos autistas. "Quanto mais se fala deste assunto, maior são as possibilidades de incentivo de órgãos do governo e da sociedade organizada. Nós buscamos mostrar para a sociedade que o autismo é um problema que tem tratamento. Não tem cura, mas tem como tornar a vida destas crianças e destes pais um pouco melhor, mais confortável e mais segura", disse.

Veja algumas fotos do evento:

Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz
Divulgação / Instituto Americo Buaiz

Outro marco da comemoração foi a entrega do Prêmio Universo Azul, que está na terceira edição e homenageia os que se destacam na luta e no apoio a causa autista." Queremos, de alguma forma, agradecer a iniciativa privada, o poder público e as pessoas físicas, de uma maneira geral, que nos ajudaram no decorrer do ano", explicou Pollyana.

Uma das homenageadas foi a promotora criminal da Serra, Paula Pazolini, que falou um pouco sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público em parceria com a entidade. "O Ministério Público tem trabalhado na parceria com a Amaes,  buscando o que seja implementada as obras de reforma da nova unidade, na Serra. As transações penais são destinadas para a Amaes e para outras entidades do nosso município, a partir de um trabalho que tem sido feito pelo juizado especial criminal".

Sobre a Amaes

A Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo, Amaes, é uma instituição com natureza jurídica de associação, privada e sem fins lucrativos, com reconhecimento de utilidade pública municipal e estadual. oficialmente constituída em 2001 por pais de autistas, é administrada voluntariamente por pais, familiares e amigos dos autistas.

A Amaes foi criada para defender e garan­tir os diretos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). É um espaço de acolhimento e acompanhamento, onde famílias são atendidas por profissionais nas áreas de assistência social, educação e saúde, com foco na autonomia e na inclusão.

Hoje, a Amaes é uma referência em acolhimento para pessoas com Transtorno do Es­pectro Autista (TEA), propondo novas abordagens e atuando de forma integrada com a rede pública de atendimento do Estado. Tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas e multipli­car novas práticas, quando os assuntos são o autismo e a interação social. Uma visão de futuro que se tornou realidade.

Apoio IAB

O apoio do Instituto Americo Buaiz (IAB) consiste na promoção da visibilidade das ONGs em espaços editoriais e publicitários dos veículos da Rede Vitória e no Shopping Vitória, além da promoção do voluntariado, por meio do Portal do Voluntário e do voluntariado corporativo com equipes do Grupo Buaiz.

O Instituto Americo Buaiz tem como missão apoiar o desenvolvimento social no estado do Espírito Santo, usando a força da comunicação em favor de entidades do Terceiro Setor e promovendo ações e projetos nas áreas de educação, cultura, assistência social e meio ambiente.

Podem requerer o apoio social do IAB as instituições do Terceiro Setor devidamente regularizadas perante os órgãos competentes e legalmente constituídas há pelo menos três anos. Basta acessar o portal e preencher o formulário de requerimento de apoio social enviando os documentos solicitados.

Pontos moeda