Especial educação

Geral

Família e escola, por que é tão importante estarem próximas?

A participação da família influencia diretamente no desempenho dos estudantes na escola

Patrícia Meireles da Silva

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/ Burst
Ter pais presentes melhora o desenvolvimento do aluno. 

Aquela clássica pergunta "como foi o dia na escola?" pode fazer a diferença na vida de crianças e adolescentes. Ter responsáveis participativos e interessados pela vida escolar é um dos ingredientes para o bom desenvolvimento dos alunos. 

Escola e famílias juntas devem cooperar para formar o indivíduo, dividindo a tarefa desafiadora de educar. Para isso, cabe aos pais confiar na instituição e cabe à escola cumprir sua proposta e manter um bom diálogo com as famílias. 

De acordo com o neuropediatra Thiago Gusmão, os três pilares de uma boa base de educação das crianças são: escola, socialização e família.  

"A família tem papel fundamental dentro da escola, em associação com o professor, no processo de desenvolvimento da criança, para cativar o interesse e a responsabilidade. Sem esse apoio, a chance da criança ter um prejuízo na educação é grande".

Isso é válido não só para a criança, mas também para adolescentes. A psicóloga Carolina Alves explica que é importante o filho sentir o interesse dos pais pelo o que foi aprendido, não sentindo de alguém que está vigiando o que o filho faz, mas de alguém que realmente quer trocar ideias sobre o que aconteceu de interessante na escola.  "Quando a criança ou o adolescente percebe que você se interessa pelo fazer dele na escola, ele terá mais vontade de endereçar, de demonstrar o aprendizado para essa pessoa".

A contadora Nilceia Venturinni Dipalma, mãe de Rafael Venturinni, de 15 anos, garante que, apesar do filho estar mais velho hoje, as preocupação dela são as mesmas de quando ele entrou na Escola Luterana, há 12 anos. " Sempre o ajudei com as tarefas de casa. Às vezes precisamos dar uns puxões de orelha. Quando não consigo ajudá- lo em alguma atividade, o irmão mais velho ajuda. Acho que a fam´ília e a escola precisam trabalhar juntas para o aluno evoluir" explicou a contadora.

Para a mãe de Arthur Brandão, de 5 anos, a artesã Barbara Chidetti de Morães, a parceria com a escola Luterana é algo normal e tem influência dos pais dela.  "Acho fundamental a família estar presente e para mim é natural, pois meus pais sempre estiveram presentes também. Participo de todos os eventos da escola, junto com meu marido. Para mim é muito prazeroso". 

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
Incentivo da família cativa o interesse e a responsabilidade dos estudantes. 

Com a auxílio dos familiares, que conhecem tão bem as crianças, os professores conseguem trabalhar melhor certas limitações identificadas nos alunos. "A família ´e ´informada e tem livre acesso a tudo que acontece na vida do filho. Se tenho uma criança que tem dificuldade em se relacionar com o outro ou uma criança que se isola, por exemplo, vamos investigar isso junto com a família", afirma a  psicopedagoga da Escola Luterana, Alcione Corrente Corrente Rocha Martins.

Pesquisa Atitudes Pela Educação

A Pesquisa Atitudes pela Educação, realizada pelo movimento Todos Pela Educação, em 2014, mostrou que 19% dos pais estavam distantes da relação com os filhos e a com a escola. Enquanto apenas 12% estavam empenhados em colaborar com o aprendizado. O levantamento ouviu pais de estudantes de 4 a 17 anos, matriculados em escolas particulares e públicas de todo o Brasil. 

A pesquisa dividiu os pais e responsáveis em:

Comprometidos (12%) :  Demonstram interesse, participam ajudando com a tarefa de casa, por exemplo, e dedicam mais tempo aos filhos. 

Envolvidos (25%): Valorizam a escola, mas passam pouco tempo com os filhos. 

Vinculados (27%): Dedicam mais tempo aos filhos, mas não valorizam a escola na mesma proporção. 

Distantes (19%): Não se envolvem com a escola e tem pouco diálogo com os filhos. 

Quais os benefícios para o aluno?

Quando há o envolvimento dos pais no processo de aprendizagem, há também a garantia de que a família irá tomar medidas em casa para complementar o processo da escola, isso significa um melhor desempenho para os alunos. 

"A criança que tem os pais mais presentes, tem um nível de aprendizado melhor. Eles se sentem mais seguros para arriscar e passam a desenvolver a autonomia", afirmou o especialista em gestão escolar e diretor da Escola Siena, José Geraldo Gaurink Dias.

A psicóloga, especializada em atenção a saúde da criança e do adolescente, faz uma reflexão sobre a importância do relacionamento família-escola:

Como pais podem ajudar? 

Quando o assunto é o que os pais podem fazer para melhorar a interação com a escola, a opinião é unânime entre os profissionais da área: estar sempre por dentro do que os filhos fazem na escola. "Os pais tem que perguntar diariamente como foi o dia na escola e, principalmente no caso de crianças menores, saber os horários das aulas previamente, pois a criança não vai lembrar de tudo. Sabendo as atividades do dia, o pai pode estimular ela a contar como foi", ressaltou a psicóloga Carolina Alves.

Influenciar a leitura , a escrita, ouvir músicas e levar os filhos em programas culturais, como visitas em museus, também é uma ótima forma de ajudar a agregar conhecimento na vida das crianças e adolescentes.  

Foto: Divulgação/Escola Luterana
Eventos na escola são uma forma de aproximar os pais da rotina da instituição. 

A falta de tempo e a rotina corrida também não podem se tornar uma desculpa para participar menos da vida escolar. Carolina explica que as escolas agora contam com recursos tecnológicos, para manter a família conectada com a instituição, mesmo distante. "Há muitas maneiras de participar, sem necessariamente ir até a escola. As instituições agora contam com sites e aplicativos para acompanhar a rotina do estudante. Muitas mandam e-mail, divulgam atividades em redes sociais e ainda tem os grupos de pais em aplicativos de mensagens".

Foto: Divulgação/ Colégio América
É importante os pais saberem as ferramentas oferecidas pelas escolas

É fundamental os pais estarem atentos a ferramentas oferecidas por algumas escolas, como as agendas eletrônicas e alinhar as expectativas, sempre tirando qualquer dúvida que possa surgir. 

"Cabe aos pais acompanhar os registros e participar ativamente das reuniões. O maior erro da família é deixar passar algo, pensando que pode ser corriqueiro. O ideal é procurar a equipe pedagógica em caso de dúvidas, assim conseguimos caminhar juntos, escola e família, ajudando nosso estudante de maneira integral", explica a especialista em educação infantil e diretora de Ensino do Colégio América, Mariana Gonçalves. 



Mariana avalia a importância de escola e família caminharem juntas. Confira!

Mariana Gonçalves Família Escola

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal
O pequeno Miguel compartilha a rotina da escola com a mãe diariamente. 

A nutricionista Juliana Chevrand, mãe do pequeno Miguel, de 3 anos, aluno da Escola Lápis de Cor, faz questão de participar do processo de aprendizagem do filho. "Gosto de levá-lo até a sala, entrar, conversar com as professoras. Pergunto a ele como foi a aula, se ele comeu bem, se fez as atividades e se comportou. Acho que assim a criança se sente mais segura, mais acolhida e se torna mais carinhosa e comunicativa. Ele faz questão de me contar tudo". 

A percepção dos alunos de que existe um vínculo entre a escola e os pais, reforça para eles que a sala de aula é um ambiente seguro, onde ele terá apoio. 

"A participação da família nos eventos, reuniões, e conversas com a equipe pedagógica, serve para a criança perceber o vínculo. Isso cria maior interesse em estar na escola e no aprendizado gerado pela escola e pela família juntos", afirma a especialista em Psicologia do Desenvolvimento infantil e diretora da Escola Lápis de Cor, Iza Rocha. 

Quando se trata de adolescentes, a postura dos pais precisa ser um pouco diferente. Nessa fase, os jovens querem mais liberdade, mas ainda precisam de acompanhamento.

"Na adolescência, os pais precisam saber dosar o momento de estar perto e auxiliar e o momento de deixa-los mais autônomos. ´É importante procurar saber se tem alguma lição ou alguma prova naquela semana. É essencial que eles observem que tem um apoio dentro da família", ressalta a psicóloga especializada em atenção a saúde da criança e do adolescente, Josélia Alves.



Pontos moeda