CORONAVÍRUS

Geral

Casagrande vai recomendar que governo federal compre vacina desenvolvida em SP

Nesta terça-feira, ele e outros governadores participarão de uma reunião com o Ministério da Saúde, para discutir sobre a vacinação contra a covid-19

Foto: governo do ES

O governador Renato Casagrande participará, nesta terça-feira (20), de uma reunião envolvendo governadores e o Ministério da Saúde. A pauta do encontro será a aquisição de vacinas contra o novo coronavírus.

Durante a reunião, o governador indicará ao governo federal que também compre a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A indicação já havia sido feita, na última quinta-feira (15), pelo secretário de Saúde, Nésio Fernandes, e outros secretários estaduais da área, em uma carta encaminhada ao Ministério da Saúde. 

No documento, os secretários pediram ao governo federal rapidez na compra de vacinas contra a doença. O pedido é para que seja comprada a primeira que ficar pronta e for aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Além disso, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde solicitou que o Programa Nacional de Imunizações inclua a Coronavac no cronograma de vacinação. Segundo o conselho, a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantã deve ficar pronta antes das outras duas previstas no acordo de compra firmado pelo governo federal.

>> Banco Safra doa R$ 5 mi para ajudar ampliação de produção da vacina coronavac

Nesta segunda-feira (19), o governo de São Paulo anunciou que a Coronavac se mostrou segura também em testes com 9 mil voluntários brasileiros, reafirmando os resultados de pesquisa anterior com 50 mil participantes chineses. Os dados de eficácia, porém, devem ser divulgados somente entre novembro e dezembro, o que deve atrasar a previsão do governador paulista, João Doria, de iniciar a imunização ainda neste ano.

Na semana passada, Doria deu um ultimato até a próxima quarta-feira (21), para que o Ministério da Saúde indique se irá incluir ou não o uso da coronavac na imunização da população contra a covid-19. O secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, afirmou que o governo federal está acompanhando as vacinas em teste contra a doença e "não descarta nenhuma possibilidade".

Na última quarta-feira (14), Nésio Fernandes anunciou que o governo do Estado tem se preparado para começar a imunizar a população capixaba contra a covid-19 já a partir de janeiro do ano que vem, caso já haja, na ocasião, uma vacina eficaz contra a doença.

Pontos moeda