Geral

Com 100% da frota do Transcol nas ruas, Seletivos não têm previsão de retorno

Ao todo, 1.430 ônibus estão circulando na Grande Vitória, 126 deles com ar-condicionado

Foto: Divulgação / GVBus

A semana do morador da Grande Vitória começou com o retorno de 100% da frota dos ônibus do Sistema Transcol nas ruas. Nesta segunda-feira (05), mais de 120 coletivos com ar condicionado voltaram a circular. Eles estavam parados desde o mês de março, quando começou a pandemia. Os veículos do Sistema Seletivo, no entanto, não têm previsão para retornarem às atividades.

Segundo informações da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb), atualmente, o volume de passageiros é 40% menor do que antes da pandemia. No primeiro dia do retorno de toda a frota, vários veículos circularam cheios e com várias pessoas em pé, o que antes era proibido.

Ao todo, 1. 430 ônibus estão circulando na Grande Vitória, 126 deles com ar-condicionado. Os climatizadores funcionam no modo aberto para fazer a renovação do ar dentro dos coletivos a cada três minutos. O governo do Estado também permitiu que alguns ônibus façam o transporte de passageiros em pé.

"Estamos orientando desde o início da pandemia para que se o ônibus estiver lotado, pegue o próximo, olhe no aplicativo o horário. Não embarque, aguarde, reclame e faça a denúncia. Agora, temos mais uma orientação para a população, definindo o máximo de passageiros esperamos que ande nos ônibus", disse o secretário estadual de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Fábio Damasceno.

Durante a manhã desta segunda, a reportagem da Rede Vitória encontrou filas no terminal de São Torquato, em Vila Velha, mas o distanciamento entre as pessoas foi respeitado. Passageiros relataram demora em algumas linhas, fato também constatado pelas nossas equipes, que embarcaram em dois coletivos. Todos os assentos estavam ocupados, mas não havia ninguém em pé. À tarde, porém, registramos muita gente em pé em vários ônibus que saíam do terminal de Jardim América, em Cariacica. 

O secretário de Mobilidade acredita que, se houver uma reorganização nos horários de abertura das atividades, como escolas, comércio e construção civil, vai ser possível evitar a superlotação nos coletivos. 

A Ceturb também está prorrogando o prazo de validade do Cartão do Idoso e do Cartão Especial. Quem possui cartão que já venceu, a partir de março, ou vai vencer até dezembro vai poder usar por mais um ano, a contar da data de vencimento. Os que venceram antes de março podem ser renovados nos postos de atendimento da GVBus, que já estão funcionando.  

Seletivos

De acordo com a Ceturb, em fevereiro deste ano, antes do serviço ser paralisado pela pandemia, 46 veículos realizavam o serviço do Sistema Seletivo, que são ônibus que também possuem ar condicionado, mas realizam linhas específicas, sem passarem por terminais. A companhia informou que ainda não há previsão para o retorno das atividades deste serviço.

*Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória / Record TV

Pontos moeda