Geral

Whatsapp, Instagram e Facebook começam a funcionar após mais de 6 horas fora do ar

Segundo os usuários, as rede sociais ainda apresentam instabilidade, mas está carregando

Foto: Divulgação

Após mais de seis horas fora do ar, o Whatsapp, o Instagram e o Facebook começaram a funcionar por volta das 18h40 da tarde desta segunda-feira (04). Apesar do retorno, as redes sociais ainda apresentam instabilidade, principalmente, o Whatsapp. 

De acordo com dados do site Down Detector, que monitora o funcionamento de serviços digitais, as reclamações dos usuários das redes sociais começaram por volta de 12h20.

A falha não ocorreu apenas no Brasil. Ainda segundo informações do DownDetector, há problemas em praticamente todos os países da América do Sul. Também houve reclamações de usuários com dificuldades de usar as plataformas nos EUA e na Europa.

Ainda não há informações sobre o que motivou a queda das plataformas. Pelo Twitter, usuários relataram problemas e disseram que não era possível acessar o serviço nem pelo aplicativo e nem pela versão web. 

Por volta das 17h, o CTO do Facebook, Mike Schroepfer, pediu desculpas em nome da empresa pela falha.

"Nossas sinceras desculpas a todos os afetados pela interrupção dos serviços do Facebook neste momento. Estamos passando por problemas em nossas redes e nossos times estão trabalhando para resolver essa situação o mais rápido possível", disse.

LEIA TAMBÉM: WhatsApp e outras redes fora do ar: o que aconteceu e o que dizem as empresas?

Alguns especialistas já dizem que se trata de um problema do tipo DNS, uma falha no servidor da empresa. Isso significa que, quando o usuário busca pelo domínio dos sites - ou os acessa pelos aplicativos - é como se aquele endereço não pudesse ser encontrado pela internet. 

Após quase cinco horas fora do ar, o jornal americano The New York Times afirmou que o Facebook estava enviando uma equipe para tentar fazer a recuperação dos sistemas manualmente.

De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, o sistema de trabalho interno dos funcionários do Grupo Facebook, conhecido como Workplace, também apresentou problemas para acessar suas plataformas. 

Ações do Facebook caíram após falha

As ações do Facebook e de outras empresas de tecnologia tiveram retração, no entanto, a queda da empresa dona das três redes sociais foi maior. A rede social chegou a ter queda de 5,3%, mas fechou o dia com redução de 4,89%, a maior desde novembro do ano passado. 

LEIA TAMBÉM: Veja outros aplicativos de mensagens gratuitos

Durante o problema, Mark Zuckerberg teve uma perda estimada de US$ 5,9 bilhões em sua fortuna pessoal.

A queda ocorre numa onda de retração das ações de empresas de tecnologia, mas a rede de Zuckerberg ficou abaixo do patamar das concorrentes, que viram reduções no valor dos papeis de 2,8%.

*Com informações do Estadão Conteúdo e do portal R7.

Pontos moeda