Geral

Defesa Civil Estadual diz que 16 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas no ES

Oito pessoas estão desabrigadas e outras oito desalojadas, segundo o órgão. As vítimas são moradoras dos municípios de Viana e Vila Velha

Foto: Reprodução redes sociais

Pelo menos 16 pessoas estão fora de casa no Espírito Santo por causa da chuva que atinge o estado desde o fim de semana. As vítimas são moradoras dos municípios de Viana e Vila Velha.

De acordo com o boletim da Defesa Civil estadual divulgado no final da tarde desta terça-feira (12), oito pessoas estão desabrigadas — tendo de viver em abrigos da prefeitura — e outras oito estão desalojadas — morando na casa de amigos ou parentes.

Em Viana, seis pessoas estão desalojadas e cinco desabrigadas, segundo a Defesa Civil estadual. No entanto, de acordo com informações do prefeito Wanderson Bueno, o número de desalojadas na cidade já chegou a 400. Todos eles, segundo a prefeitura, estão na casa de parentes ou amigos.

Com relação às cinco pessoas que estão em um abrigo da prefeitura, tratam-se de membros de uma mesma família. São dois adultos e três crianças. Eles tiveram de sair de casa por causa de uma infiltração no telhado da residência, no bairro Bom Pastor.

Na noite desta terça-feira, a Prefeitura de Viana informou que as cinco pessoas que estavam no abrigo já retornaram para a residência.

Até o momento, segundo a prefeitura, foram registradas mais de 55 ocorrências na cidade, em decorrência da chuva, como deslizamentos e alagamentos.

As áreas mais atingidas pela chuva no município, segundo a Defesa Civil estadual, são: Centro, Bom Pastor, Ribeira, Ipanema, Universal, Canaã, Primavera, Industrial, Marcílio de Noronha, Arlindo Villaschi, Campo Verde, Nova Bethânia, Vila Bethânia, Areinha, Caxias do Sul, Soteco, Vale do Sol, Morada de Bethânia, Coqueiral de Viana, Parque Industrial, Jucú e Araçatiba. 

Também foram afetadas as comunidades de Santo Agostinho, Loteamento Verona, Piapitangui, Nova Belém, Loteamento Santa Júlia, Tanque, Córrego da Onça e Santa Terezinha, além da zona rural da cidade.

Foram registrados um deslizamento de terra na Rua Antônio Menezes, em Nova Belém, e a queda de um muro em Nova Betânia.

Já em Vila Velha, há dois desalojados e três desabrigados, segundo dados da Defesa Civil estadual. Já a prefeitura informou que o número de desalojados chegou a cinco no município.

Entre os desalojados estão uma idosa, moradora de Cobilândia, que precisou ser resgatada pela Defesa Civil. Um morador de Cobi de Cima também precisou deixar sua casa preventivamente, segundo o órgão estadual.

A Defesa Civil atendeu 18 ocorrências, seja por alagamento, risco de deslizamento ou pequenos deslizamentos de terra. Os bairros atendidos foram São Torquato, Prainha da Glória, Jardim Guaranhuns, Cavalieri, Ponta da Fruta, Cobi de Cima, Cobi de Baixo, Nova América, Alecrim e Cobilândia. 

Nesta terça-feira (12), segundo a Defesa Civil, os alagamentos se concentraram principalmente nos bairros Cobi de Baixo, Ataíde, Ibes, Cobilândia, Jardim Marilândia, Alvorada, Alecrim, Cristóvão Colombo, Divino Espírito Santo, Santa Inês, Guaranhuns e Nova América. 

Há risco de pequenos deslizamentos de terra nos bairros Ilha da Conceição e Zumbi do Palmares. Uma árvore caída foi recolhida da via no bairro Rio Marinho e galhos caídos em Cobilândia.

Um mutirão de limpeza, feito em 17 bairros, resultou na retirada de 22 toneladas de lixo em canais e estações de bombeamento. Em 24 horas, foram limpos 1,5 mil bueiros só na Grande Cobilândia.

Em Guarapari, um muro de arrimo cedeu e atingiu casas do bairro Bela Vista, na manhã desta terça-feira. De acordo com a Defesa Civil do município, cinco residências precisaram ser interditadas.

Por conta da interdição, 15 pessoas estão desalojadas e foram encaminhadas para casa de familiares. No entanto, esse número ainda não foi contabilizado pela Defesa Civil estadual.

Defesa Civil emite 20 alertas de deslizamentos e inundações

Ao todo, a Defesa Civil emitiu 20 alertas de deslizamentos de terra e inundações. Em Cariacica, Serra e Vila Velha, o risco para deslizamentos é considerado alto. 

Em Viana, Vitória, Santa Leopoldina, Aracruz, Guarapari, Fundão, Bom Jesus do Norte, Rio Novo do Sul, João Neiva, Ibiraçu, Mimoso do Sul e Itapemirim, esse risco é classificado como moderado.

Já o risco de inundações vale para todos os cinco municípios da Grande Vitória — Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Viana.

A cidade capixaba que registrou o maior acumulado de chuva em 24 horas foi Santa Leopoldina, onde o volume foi de 118.8 milímetros. 

Na sequência, aparecem: Cariacica (104.91 mm), Viana (99.16 mm), Vila Velha (88.93 mm) e Vitória (87.37 mm).

LEIA TAMBÉM:
>> Chuva no ES: 19 alertas de inundação e deslizamentos são emitidos pela Defesa Civil
>> Chuva forte deixa desabrigados e desalojados na Grande Vitória
>> Família de porcos fica ilhada em alagamento no Espírito Santo
>> Jacaré é flagrado por moradores nadando em Vila Velha


Pontos moeda