Geral

Prefeituras da Grande Vitória oferecem vacinação contra a covid-19 sem agendamento

Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra querem acelerar o alcance vacinal privilegiando algumas faixas etárias e usando até shopping centers e supermercados como local de aplicação dos imunizantes

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agencia Brasil

Prefeituras da Grande Vitória estão oferecendo vacinação contra a covid-19 sem a necessidade de agendamento. O objetivo é acelerar o alcance da imunização em massa. Mas é preciso estar atento, pois a aplicação é para públicos específicos.

Em Vitória, o agendamento não é mais necessário para pessoas com mais de 18 anos e vão receber a primeira dose de qualquer um dos tipos de imunizantes utilizados no País. Quem está nesta faixa etária e precisa da segunda dose da Coronavac também não precisa agendar.

O reforço da campanha será realizado na próxima semana, de segunda (18) a sexta-feira (22), das 9h às 16h, no Cine Metrópolis, que fica no Centro de Vivência da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Goiabeiras.

Além da comunidade escolar, também serão atendidas demandas espontâneas. A expectativa é vacinar 600 pessoas por dia, com distribuição de senha.

No momento da vacinação deve ser apresentado um documento com foto e um comprovante de recebimento da primeira dose, para aqueles que forem fazer a D2. A ação realizada em parceria com a Ufes, Unimed e Sesi.

Cariacica vacina sem agendar em shopping e supermercado

Em Cariacica, é possível se vacinar sem agendamento no supermercado Carone, em Campo Grande, e no Shopping Moxuara, em São Francisco. A imunização nos dois locais continua nesta sexta-feira (15), das 8h30 às 16h. No Carone haverá aplicação da primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos, da dose de reforço para idosos com 60 anos ou mais que tenham tomado a segunda dose há cinco meses ou mais, e para segunda dose da Pfizer.

Já no Shopping Moxuara serão vacinados maiores de 18 anos que ainda não tomaram a primeira dose e a segunda dose da vacina Coronavac. Basta apresentar um documento de identificação.

“Estamos levando as vacinas para os lugares onde as pessoas estão. A Expedito Garcia é um dos principais endereços de Cariacica e a população do município vem muito aqui para fazer compras, ir a bancos, por exemplo, além das pessoas que trabalham no entorno. No shopping também há muita gente circulando todos os dias”, avalia Roberta Goltara, secretária municipal de Saúde.

Vila Velha vacina sem agendamento até sábado (16)

Vila Velha vacina nesta quinta (14), sexta (15) e no sábado (16), sem agendamento, em vários pontos da cidade. As vagas são para primeira, segunda e terceira doses da Pfizer.

As vacinas serão destinadas ao seguinte público: primeira dose de adolescentes de 12 a 17, segunda dose da Pfizer (pessoas que tomaram a primeira dose há 56 dias) e terceira dose para imunossuprimidos (pessoas que completaram 28 dias do esquema vacinal), pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde (que completaram cinco meses do esquema vacinal).

Nesta quinta (14), haverá aplicação dessas doses de busca espontânea no Ginásio do Tartarugão, das 16h às 21h. Na sexta (15), as vacinas serão ofertadas no Maanaim, das 9 às 15h, no Tartarugão, das 16 às 21h, e na Escola Caic, das 9 às 15h. No sábado (16), a campanha sem agendamento ocorre das 9h às 16h na Escola Caic, Vila Olímpica e Ginásio Osvaldo Ruy.

Serra vacina adolescentes, adultos e idosos em shopping center

Sem necessidade de agendar, a cidade da Serra vai oferecer vacinação contra a covid-19 no próximo sábado (16) no Shopping Montserrat, em Colina de Laranjeiras. A ação vai acontecer das 10h às 18h.

A meta é vacinar com a primeira dose da Pfizer adolescentes entre 12 e 17 anos. Adultos que ainda não receberam a segunda dose da Pfizer e já estão no prazo para completar o esquema vacinal poderão garantir sua dose. Também esta neste grupo, quem recebeu a D1 da Pfizer até o dia 21 de agosto.

Idosos acima de 60 anos poderão receber a dose de reforço válida para quem recebeu a segunda dose, ou a dose única, até 16/05/2021, independente do imunizante aplicado a época. 

É necessário estar com documento pessoal com foto, CPF ou o cartão do SUS, além de comprovante de vacina para quem vai receber a D2.

Além da imunização contra a Covid, também haverá oferta de outras vacinas para atualização da caderneta de imunização de crianças.


Pontos moeda