Geral

VÍDEO I Obras de manutenção na rede de esgoto pioram trânsito na Avenida Leitão da Silva, em Vitória

Troca de tubulação feita pela Cesan interdita duas das três faixas para os motoristas que seguem no sentido Bento Ferreira

Marcelo Pereira

Redação Folha Vitória

Uma obra de manutenção da Cesan deixa o trânsito lento e provoca engarrafamentos há pelo menos dois dias na Avenida Leitão da Silva, uma das principais vias de Vitória. Nesta quinta-feira (14), a situação não foi diferente. 

A intervenção atinge duas das três faixas de trânsito no sentido Bento Ferreira.  O que começou como um buraco durante as últimas chuvas se transformou numa grande vala, na altura do bairro Jaburu. A fila de veículos começa a se formar no trecho de quem acessa a avenida, a partir do cruzamento com a Avenida Rio Branco, na Praia do Canto, e também da Avenida Maruípe. 

Foto: Fernanda Batista / TV Vitória

As máquinas da empresa tiveram que quebrar o asfalto para acessar a rede de esgoto e fazer a troca da tubulação. O resultado foi uma valeta de 20 metros de extensão. A peça, um enorme cano, que terá que ser substituída, foi colocada no canteiro central. Com isso e a grande quantidade de terra retirada e acumulada na pista, os motoristas só contam com uma faixa disponível. O local está sinalizado.

Fernanda Batista / TV Vitória
Fernanda Batista / TV Vitória

Cesan diz que irá terminar os reparos nesta sexta-feira

A Cesan disse que as intervenções serão concluídas até esta sexta-feira (15), caso não chova. As trocas começaram na última segunda-feira (11). A companhia Informou que a substituição da tubulação foi necessária para garantir o funcionamento do sistema de esgoto, que atende à população de Vitória. No entanto, não especificou quais bairros serão beneficiados. 

Leia também: Avenida Leitão da Silva volta a ter buracos após chuvas em Vitória

Leitão da Silva passou por obras de intervenção que duraram 6 anos

As obras de drenagem, pavimentação e modernização da Leitão da Silva, sob responsabilidade do Governo do Estado, duraram quase seis anos. Os trabalhos foram iniciados em 2014. A demora aconteceu devido a idas e vindas do projeto original, que teve que ser reformulado.

As galerias de escoamento das águas de chuva tiveram que ser ampliadas diante de novos estudos que exigiam também um novo sistema de saneamento para evitar os históricos alagamentos em épocas de temporal.

As intervenções modificaram os quase três quilômetros da via com três pistas (três de cada lado) e entregaram também uma ciclovia no canteiro central.

Porém, mal foi inaugurada em dezembro de 2019, os buracos na pista começaram a aparecer. Desde então, o problema passou a ser recorrente, principalmente quando há um grande volume de chuva.

No ano de 2020, a Prefeitura de Vitória realizou uma operação tapa buracos para reparar os estragos causados na pista.




Pontos moeda