• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Cafés de Castelo estão entre os melhores do Brasil

Geral

Cafés de Castelo estão entre os melhores do Brasil

Os três vencedores castelenses agora vão comercializar suas sacas através de um leilão internacional pela Internet. O lance mais alto compra a totalidade do lote de café

Castelenses participaram do principal concurso de qualidade de café arábica do Brasil. Foto: Divulgação/Prefeitura

Três cafeicultores castelenses, dois da região da Bateia, e um da região do Caxixe, ficaram entre os 22 colocados, no principal concurso de qualidade de café arábica do Brasil, o Cup of Excellence 2015, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O resultado do Concurso foi divulgado durante uma solenidade em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Neste ano, o Concurso contou com 364 amostras inscritas, das quais foram selecionadas 99 na pré-seleção até se chegar à definição das 45 finalistas. Dos lotes classificados para a fase internacional do mais importante concurso de qualidade do Brasil destinado aos cafés cultivados por via úmida, 17 são oriundos da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas; oito da Chapada Diamantina, no Planalto da Bahia; seis da Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná; cinco do Sul de Minas Gerais; três das Montanhas do Espírito Santo; três da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro; duas das Matas de Minas; e uma da Média Mogiana, em São Paulo.

Os vencedores castelenses, Marcos A. Tomazzini, que teve seus grãos selecionados em sexto lugar, Valdeir D. Tomazini, em décimo sétimo lugar, e Eduardo Tozzi, em décimo oitavo lugar, agora vão comercializar suas sacas através de um leilão internacional pela Internet. O lance mais alto compra a totalidade do lote de café que foi submetido à competição.