Geral

Cafés de Castelo estão entre os melhores do Brasil

Os três vencedores castelenses agora vão comercializar suas sacas através de um leilão internacional pela Internet. O lance mais alto compra a totalidade do lote de café

Castelenses participaram do principal concurso de qualidade de café arábica do Brasil. Foto: Divulgação/Prefeitura

Três cafeicultores castelenses, dois da região da Bateia, e um da região do Caxixe, ficaram entre os 22 colocados, no principal concurso de qualidade de café arábica do Brasil, o Cup of Excellence 2015, realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Alliance for Coffee Excellence (ACE). O resultado do Concurso foi divulgado durante uma solenidade em Poços de Caldas, Minas Gerais.

Neste ano, o Concurso contou com 364 amostras inscritas, das quais foram selecionadas 99 na pré-seleção até se chegar à definição das 45 finalistas. Dos lotes classificados para a fase internacional do mais importante concurso de qualidade do Brasil destinado aos cafés cultivados por via úmida, 17 são oriundos da Indicação de Procedência da Mantiqueira de Minas; oito da Chapada Diamantina, no Planalto da Bahia; seis da Indicação de Procedência do Norte Pioneiro do Paraná; cinco do Sul de Minas Gerais; três das Montanhas do Espírito Santo; três da Denominação de Origem do Cerrado Mineiro; duas das Matas de Minas; e uma da Média Mogiana, em São Paulo.

Os vencedores castelenses, Marcos A. Tomazzini, que teve seus grãos selecionados em sexto lugar, Valdeir D. Tomazini, em décimo sétimo lugar, e Eduardo Tozzi, em décimo oitavo lugar, agora vão comercializar suas sacas através de um leilão internacional pela Internet. O lance mais alto compra a totalidade do lote de café que foi submetido à competição.

Pontos moeda