Geral

Assentamentos israelenses não são obstáculo para paz, diz conselheiro de Trump

Redação Folha Vitória

Jerusalém - Um dos principais conselheiros do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o republicano não acredita que os assentamentos israelenses em território palestino devam ser condenados.

Em entrevista à rádio do Exército de Israel, Jason Greenblatt, diretor jurídico e vice-presidente das Organizações Trump, afirmou que afirmou também que eles não significam "um obstáculo para a paz.

Os comentários de Greenblatt, visto como o principal conselheiro de Trump sobre Israel, podem marcar uma forte guinada em relação à posição norte-americana em relação à política israelense de avançar sobre territórios palestinos após 1967. Historicamente, os EUA defendem que os assentamentos tornam mais difícil um acordo de paz entre as partes.

Israel e os Estados Unidos são aliados próximos, mas a relações têm sido marcadas pela tensão entre o presidente Barack Obama e o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu nos últimos anos. Já as relações entre Netanyahu e Trump são mais amigáveis, e espera-se que os laços melhorem com a chegada do republicano à presidência. Fonte: Associated Press.

Pontos moeda