Geral

Calçada em praça na Ilha das Caieiras cede após chuvas em Vitória

Por causa do incidente, ocorrido na manhã desta quarta-feira, parte da Praça dos Pescadores precisou ser interditada pela Defesa Civil e ainda não há prazo para liberação

Parte da calçada cedeu na manhã desta quarta-feira Foto: TV Vitória

Por causa das chuvas que atingiram a Grande Vitória nos últimos dias, parte da calçada da Praça dos Pescadores, na Ilha das Caieiras, em Vitória, cedeu na manhã desta quarta-feira (16). Por causa do incidente, parte da praça precisou ser interditada pela Defesa Civil.

Pelo cenário que se pode observar no local, que é bastante frequentado nos finais de semana por conta dos restaurantes, a impressão é que a parte de madeira está se desprendendo do concreto. 

"Começou a ceder de manhã cedo, não tinha começado o movimento nos restaurantes ainda. Eu creio que se tivesse peso, a coisa poderia ter ficado pior", disse o motorista Alan Corrêa, morador da Ilha das Caieiras.

O motorista conta que, assim que percebeu que a calçada começou a ficar torta, acionou a Defesa Civil. "Foi feito um trabalho 15 dias atrás. Até falei com o cara da Defesa Civil e ele disse que nem adianta, porque o problema é por baixo. A água está tirando o aterro que tinha", disse.

De acordo com a Defesa Civil de Vitória, o local é monitorado há dois anos e o próximo passo será uma análise mais detalhada do local. A partir daí, será decidido o que será feito na praça.

"A ideia da Defesa Civil hoje é entrar em contato com a Secretaria de Obras. Nós vamos fazer uma sondagem naquela área para saber a real situação da fundação da praça, para, a partir daí, a gente tomar medidas para poder executar obras, para garantir a estabilidade e a segurança do local", ressaltou Johnatan Jantorno, da Defesa Civil da capital.

Segundo Jantorno, a praça continuará interditada, por motivos de segurança. "Ainda não se sabe dizer o que causou o afundamento da praça. Por medida de segurança, enquanto não temos esse diagnóstico, a metade da praça, mais o píer, estão interditados, para garantir a integridade e a segurança dos transeuntes e dos moradores que frequentam aquela praça", frisou.

Para Alan, que mora no bairro há 41 anos, fica a esperança da melhoria do local. "Eu espero que a prefeitura olhe com mais carinho para a Ilha das Caieiras, porque isso aqui é um ponto turístico. A ilha é conhecida nacionalmente", destacou.

Chuva

A chuva no Espírito Santo deve continuar nos próximos dias. De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a previsão para esta quinta-feira é de pancadas de chuva moderadas em áreas isoladas do Estado, com maiores chances a partir da tarde.

Da sexta-feira para a manhã do sábado, a chuva deve se intensificar, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas. Pode haver ainda granizo, exceto nas cidades da Grande Vitória, litoral sul e litoral norte.

Confira a previsão do tempo por região!

De acordo com a Defesa Civil estadual, 36 famílias permanecem desalojadas, todas no município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Estado, onde oito bairros foram afetados pela enxurrada.

Na tarde de quarta-feira, quatro banhistas ficaram ilhados numa cachoeira, em Fundão. Dois conseguiram sair, mas o Notaer precisou ser acionado para fazer o resgate de outras duas vítimas. Elas tiveram apenas escoriações.

Ainda de acordo com a Defesa Civil, houve ocorrências em outros oito municípios do Estado. Segundo os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais, os municípios com maiores acumulados nas últimas 24 horas são: Aracruz, João Neiva, Ibiraçu, Santa Teresa, Ecoporanga e Fundão.

Confira:

Pontos moeda