Geral

Atraso nas obras na Rota do Lagarto incomoda em Domingos Martins

Moradores e empresários do local alertam que demora na conclusão da obra poderá interferir no comércio e no turismo da região durante os feriados de final de ano

Foto: Redação O Braço Sul

Desde o dia 29 de outubro, o trânsito na Rota do Lagarto precisou ser alterado em Domingos Martins. O motivo da alteração são as obras nas pontes da região, que precisaram ser trocadas. As obras são um convênio entre a Prefeitura do município serrano e a Seag.

Cada obra estava prevista pela Prefeitura de Domingos Martins para 21 dias. Mas, a empreitada que deveria trazer benefícios para a população, está trazendo complicações. Alguns empresários do turismo da região reclamaram que a obra não está tendo andamento e nenhum funcionário está no local.

A preocupação maior é com a aproximação de duas importantes datas festivas: Natal e Ano Novo. Os empresários argumentam ainda que correm o risco de ficar sem as pontes nas férias e, quem sabe ainda no carnaval, que será em março de 2019.

A empresária Thaiz Cunha, proprietária do Restaurante Tuia, que fica no km 7 da Rota do Lagarto, diz que os moradores foram avisados com antecedência sobre a troca das pontes, mas o atraso na obra está prejudicando o comércio local. “Além disso, a população também está sendo afetada. As crianças estão passando por estas tábuas improvisadas para ter acesso ao ônibus escolar”, comenta.

Prejuízos

A obra, que teve início no dia 29 de outubro, tinha a promessa de ser concluída em 21 dias. Comerciantes do quadrado de São Paulinho ficaram prejudicados, pois a obra atravessou os dois principais feriados do mês de novembro na cidade.

Thaiz acrescenta ainda que a Prefeitura realizou uma fraca sinalização no local e os turistas que quiseram visitar Domingos Martins nos feriados ficaram desorientados, sem saber que a Rota estava interditada.

A empresário entrou em contato com a Secretaria de Obras da Prefeitura e a resposta que recebeu foi que “não poderiam mudar a data”. “É um absurdo. A Rota do Lagarto é um ponto turístico, onde o comércio local é movimentado por feriado, fim de semana e férias”, argumenta.

Secretaria de Obras do Governo

Em nota, o Governo do Estado informou que as vigas de concreto, fornecidas pela Seag, serão instaladas a partir de hoje (22) na nova ponte.

Obras na Rota do Lagarto

O trânsito está interditado para trabalhos próximo à residência do senhor Martin Dordenoni. As pontes da região começaram a ser trocadas e as obras estão previstas para durar 21 dias em cada ponte prevista pela Prefeitura de Domingos Martins.

As pontes possuem estrutura de madeira, por isso estão sendo alvos de obras para substituição, agora sendo construídas cabeças para a aplicação das vigas de concreto. A primeira ponte da obra a ser construída com concreto está no km 5,5, próximo ao trevo de acesso para a propriedade da Família Bellon.

A segunda ponte prevista na programação da obra é a de acesso para o Quadrado São Paulinho, no km 7, final da Rota do Lagarto. Durante o tempo de obra, haverá uma passarela provisória para beneficiar o trânsito de pedestres e motos.

Foto: Redação O Braço Sul
Foto: Redação O Braço Sul


Pontos moeda