Geral

Câmeras de videomonitoramento irão flagrar infrações de trânsito em Cariacica

A escolha pela região foi devido ao alto índice de irregularidades cometidas por motoristas

Foto: Prefeitura de Cariacica

Câmeras de videomonitoramento passarão a flagrar infrações de trânsito em Cariacica. A ação, que é da Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes), irá utilizar os equipamentos da rede municipal como apoio ao trabalho dos agentes de trânsito na região de Campo Grande, em um primeiro momento. 

Em setembro, só a Expedito Garcia foi o endereço campeão de multas na cidade, com 322 infrações. “As câmeras irão auxiliar e dinamizar a fiscalização, contribuindo para que nosso trânsito seja mais humanizado e seguro”, sintetiza o secretário de Defesa Social, Alexandre Ribeiro.

Assim, de 1 a 30 de novembro, os infratores não serão multados e, sim, advertidos pelos profissionais presentes nas ruas, acionados a partir do flagrante captado pela central de vídeo. As multas por meio das câmeras começarão a ser emitidas em dezembro. Um agente de trânsito credenciado estará na Central acompanhando a fiscalização e monitorando as imagens. Ao todo, sete câmeras estarão envolvidas nessa fiscalização.

Foto: Prefeitura de Cariacica

Antes de dezembro, haverá campanha de educação com os moradores e condutores na região, divulgando o serviço. Os trechos serão a avenida Expedito Garcia, a rua José Vieira Gomes e a rotatória da avenida Leopoldina, pontos campeões no ranking de multas. Todos esses locais já possuem sinalização alertando para a fiscalização via câmera.

Infrações

Segundo levantamento da Coordenação de Autuações de Trânsito, no mês de setembro, foram 710 infrações nas vias municipais de Cariacica. A avenida Expedito Garcia foi o local campeão dessas multas, com 322 infrações. Em seguida vem a avenida Campo Grande, com 34 registros de autuações. A rua José Vieira Gomes, também em Campo Grande, vem em terceiro lugar, com 28 multas. Estacionamento em local proibido ou paradas em pontos de embarque e desembarque de ônibus são as mais recorrentes no bairro.

“A fiscalização por câmeras irá coibir esse comportamento e irá melhorar a fluidez no local já que esses veículos acabam por prejudicar o tráfego, estacionando ou parando indevidamente”, reforça o secretário. Na visão dele, com maior abrangência na fiscalização, o condutor assumirá um comportamento condizente com o que se espera de um bom motorista, com tendência para queda de multas.

Confira o ranking das multas em Cariacica no mês de setembro de 2018:

1 – Avenida Expedito Garcia (Campo Grande): 322 infrações

2 – Avenida Campo Grande (Campo Grande): 34 infrações

3 – Rua José Vieira Gomes (Campo Grande): 28 infrações

4 – Avenida Leopoldina (Campo Grande): 27 infrações

5 – Rua Bom Pastor (Campo Grande): 25 infrações

6 – Rua Paraguai (Jardim América): 24 infrações

7 – Rua Estrela Matutina (Morada de Santa Fé): 17 infrações

8 – Rua Engenheiro José Himério (Jardim América): 15 infrações

9 – Avenida Meridional (Oriente): 13 infrações

10 – Avenida Vale do Rio Doce (Porto de Santana): 10 infrações.

Pontos moeda