Geral

Chuva dá trégua, mas agrava situação de buracos nas estradas da Grande Vitória

A equipe de reportagem do jornal online Folha Vitória passou por bairros de Cariacica e Vila Velha, que registraram altos acumulados de chuva na última semana

Thaiz Blunck

Redação Folha Vitória

Após uma semana de tempo nublado e temporais nos municípios capixabas, a chuva deu uma trégua e o sol voltou a aparecer na Grande Vitória. Nas ruas, não há mais registro de pontos de alagamentos ou riscos de deslizamentos de terra como nos últimos dias. Mas existem problemas antigo dos moradores que ficaram ainda maiores: os buracos nas vias.

Após pedidos e sugestões dos leitores, na manhã desta terça-feira (13), a equipe de reportagem do jornal online Folha Vitória passou por bairros de Cariacica e Vila Velha, que registraram altos acumulados de chuva na última semana. Em muitos deles, a água já abaixou e o que resta agora são rachaduras e aberturas nas pistas.

Foto: Thaiz Blunck
Bairro Itaquari, em Cariacica

A primeira parada foi no bairro Itaquari, em Cariacica. Por lá, o que não faltam são buracos no morro que dá acesso à avenida principal. Um deles, inclusive, pode ter sido o responsável pelo deslizamento de terra em uma residência.

"Na sexta-feira teve esse deslizamento aqui, graças a Deus não atingiu ninguém, mas fica aquele pensamento que se tivesse, poderia ter ocorrido algo. Provavelmente tem relação com esse buraco que já está aberto há mais de 6 meses, cerca de um ano. Já tem vizinho com processo correndo na Justiça e até agora nada, quem sofre é sempre a população", contou o morador. 

Foto: Thaiz Blunck
Rua que fica atrás do Terminal de Jardim América, em Cariacica

Depois, o destino foi o bairro Jardim América. A lama tomou conta de uma das ruas que dá acesso ao Terminal Rodoviário e, mesmo quatro dias após a chuva, a situação é a mesma e fica difícil até mesmo para os veículos passarem. 

Os buracos nas ruas preocupam também quem passa pelo bairro Rosa da Penha. Segundo um morador da região, motoristas e motociclistas têm evitado passar pela rua com medo de acidentes. Ele conta que o problema já é antigo. 

Foto: Thaiz Blunck

 "Eu moro nessa rua há oito meses e está essa situação aqui antes mesmo da chuva. A gente não pode passar com carro no morro, tem que rodear pela outra rua. Corre o risco de um pedestre também passar por aqui, cair e se machucar. Cariacica está abandonada, principalmente Rosa da Penha", conta.

No município de Vila Velha, quem passa pela avenida principal do bairro Santos Dumont também encontra dificuldades. O fluxo de veículos é intenso e os motoristas precisam ter atenção redobrada para não acabar em um dos buracos, que ficam bem no meio da pista. 

Foto: Thaiz Blunck

O jornal online Folha Vitória tentou contato com as prefeituras dos municípios de Cariacica e Vila Velha, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem. 

Pontos moeda