Erro em sistema de banco deixa capixaba 'milionária' por uma hora

Geral

Erro em sistema de banco deixa capixaba 'milionária' por uma hora

A comerciante Vanilda Bruni de Souza conta que levou um susto ao constatar um depósito de mais de R$ 2 milhões em sua conta bancária, na última terça

Foto: TV Vitória
Comerciante conta que se assustou ao ver que havia mais de R$ 2 milhões em sua conta bancária

Imagine ir se deitar para dormir depois de um longo e exaustivo dia de trabalho e, ao despertar na manhã seguinte, se deparar com um saldo de mais de R$ 2 milhões. Foi o que aconteceu com a comerciante Vanilda Bruni de Souza, proprietária de um restaurante em Vitória, na última terça-feira (13).

No entanto, o status de milionária durou pouco, apenas uma hora. É que os zeros a mais na conta de Vanilda apareceram na sua conta por engano. Tudo não passou de uma falha no sistema do banco.

A comerciante conta que acessou o aplicativo do banco para pagar uma conta. No entanto, assim que o saldo ficou disponível na tela do celular, ela levou um susto ao perceber que havia um depósito de R$ 2.057.000,00. Segundo ela, antes desse erro o saldo da conta estava em torno de R$ 1,5 mil.

Sem saber de onde havia surgido tanto dinheiro, a comerciante chegou a pensar que havia sido contemplada por um sorteio do banco. Ela então resolveu ligar para a instituição e conversou com o gerente, que, segundo ela, também se impressionou com o saldo e informou que averiguaria a situação. Depois de um tempo, ele retornou a ligação e disse que havia ocorrido um erro no sistema e que logo seria solucionado.

"A primeira coisa que fiz foi ligar para o meu gerente, porque de repente eu fui contemplada. Quem sabe chegou a hora? Liguei para o gerente e falei 'dá uma olhadinha na minha conta para ver o que está acontecendo'. Quando ele abriu a conta, ele assustou. Ele falou 'sua conta está milionária'. Eu perguntei 'esse dinheiro é meu?', e ele respondeu 'é seu. Está na sua conta'. Falei 'então tá. Se você falar que é meu eu vou gastar. Ele falou 'daqui a pouco eu te retorno. Vou dar uma olhada aqui e ver o que aconteceu'. Minutos depois ele me retornou e falou 'infelizmente teve um erro aqui no banco, no sistema, e esse dinheiro foi parar na sua conta'", contou a mulher.

Para Paula Beatriz, sobrinha de Vanilda e que trabalha com a tia como caixa no restaurante, 60 minutos foi tempo suficiente para fazer muitos planos. "Pensei em pagar conta, comprar terreno, comprar casa. Eu que fiz os planos. O dinheiro nem era meu, mas eu já estava fazendo planos, porque é muito dinheiro e muito dinheiro assim eu nunca tinha visto", contou.

Honestidade

Durante a tarde, o que não faltava no restaurante de Vanilda eram clientes curiosos e admirados com a honestidade da empresária, que antes de pôr as mãos no dinheiro, quis saber de onde ele veio e se realmente pertencia a ela. 

"A felicidade de ver aquele valor, mas a honestidade, que vem em primeiro lugar, e a consciência com Deus que foi o mais importante. A preocupação de como apareceu e o que faria para devolver", destacou a dona de casa Ana Cláudia Fernandes.

A comerciante conta que, mesmo com o movimento intenso no estabelecimento, que também funciona como lanchonete, manter as contas em dia é difícil e que o dinheiro seria uma grande ajuda.

"Infelizmente as contas continuam e agora eu vou esperar que encha mais de clientes para me ajudar a pagar conta, porque eu tive que fazer essa devolução de dinheiro da minha conta, que não era meu, mas eu vou contar com meus clientes agora, que eles vão ser fieis também", afirmou Vanilda.

Por meio de nota, o banco explicou que, na manhã desta terça-feira, o sistema que informa o saldo das contas apresentou, de forma indevida, saldos superiores para alguns clientes. O banco esclarece que o sistema não fez transferência de valores, apenas a informação de saldo ficou, por um pequeno período de tempo, equivocada.