Geral

Espírito Santo tem menor taxa de mortalidade infantil do Brasil

O Estado também foi destaque positivo na esperança de vida ao nascer e expectativa de vida para idosos

Wing Costa

Redação Folha Vitória
Foto: Teste da linguinha

O Espírito Santo apareceu como destaque positivo no estudo de mortalidade no Brasil, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estado apresentou a menor taxa de mortalidade infantil, (8,4 óbitos de crianças menores de 1 ano para cada 1.000 nascidos vivos), segundo melhor desempenho do país na expectativa ou esperança de vida ao nascer (78,5 anos, dois anos e meio acima da média nacional, de 76 anos). 

A maior esperança de vida ao nascer para ambos os sexos encontrada entre países em 2015 pertence ao Japão, 83,7 anos, seguido de perto da Itália, Singapura e Suíça, todos na faixa de 83 anos.

Expectativa para idosos

O Espírito Santo também é onde encontra-se o maior valor da expectativa de vida para idosos, de  24,1 e 20,3 anos. 

Considerando tanto 60 ou 65 anos a idade a partir da qual podemos definir os indivíduos como idosos, isto quer dizer viveria em média 84,1 e 85,3 anos, respectivamente no estado.

Além também das maiores probabilidades de sobrevivência entre os 60 e 80 anos de idade para os dois sexos, encontradas no Espírito Santo, 571 e 715 por mil para homens e mulheres.

Foto: Pixabay

Números indicam condição de vida

As Tábuas de Mortalidade são provenientes da projeção oficial da população do Brasil para o período 2010-2060, que além de permitir que se conheçam os níveis e padrões de mortalidade da população brasileira, tem sido utilizada como um dos parâmetros necessários na determinação do chamado fator previdenciário para o cálculo dos valores relativos às aposentadorias dos trabalhadores que estão sob o Regime Geral de Previdência Social.

A mortalidade das crianças menores de 1 ano, é um importante indicador da condição de vida socioeconômica de uma região.

Veja os números completos da tábua de mortalidade para o Brasil – 2017

Tábua completa de mortalidade para o Brasil

1.43 MB
Baixar Arquivo


Pontos moeda