Geral

Estado disponibiliza calendário de vencimentos do IPVA 2019

Os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Detran

Os proprietários de veículos no Estado devem ficar atentos ao calendário de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2019. O Decreto Nº com as datas foi publicado no Diário Oficial na tarde da última segunda-feira (19). 

Na ocasião, ficou estabelecido que a cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vencerá em abril de 2019, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados terá início no mês de março.

Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Secretaria da Fazenda (Sefaz) informa, que ao divulgar o calendário de vencimento do IPVA ainda no mês de novembro, o órgão tem por objetivo auxiliar o contribuinte a organizar suas finanças. 

De acordo com a secretaria, aqueles que efetuarem o pagamento em cota única até a data do vencimento, terão o desconto de 5% no valor da dívida. Além disso, os proprietários de veículos leves poderão parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados poderão dividir o IPVA em duas parcelas.

Disponibilidade dos boletos

Os documentos únicos de arrecadação (DUAs) para pagamento do IPVA estarão disponíveis a partir de janeiro de 2019 no site da Secretaria de Estado da Fazenda ou no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Assim como em 2018, os boletos não serão enviados para o endereço do contribuinte.

O IPVA é calculado sobre valor de mercado dos veículos de acordo com pesquisa elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) – a alíquota é de 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, motocicletas e ciclomotores. Para carros de passeio e caminhonetes e embarcações a alíquota é de 2%.

Confira aqui o calendário de vencimentos do IPVA 2019:

>>Veículos Leves<<

Foto: Reprodução

>>Veículos pesados<<

Foto: Reprodução


Pontos moeda