Geral

Não sabe o que fazer no feriado? Confira dicas de lugares para visitar no ES!

Confira algumas dicas para um 'bate e volta' ou até mesmo para passar mais tempo

Ana Julia Chan *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução

De acordo com a previsão do tempo, o feriado, que começa nesta quinta-feira (15), será de sol e calor na maior parte do Espírito Santo. Na Grande Vitória, a temperatura pode ter máxima de 32°C e mínima de 23°C. E você já tem programação para curtir o feriado prolongado? 

Se você é um amante de praias, é uma ótima oportunidade para conhecer a Vila de Itaúnas. Agora, se você prefere curtir o frio com um bom vinho, Domingos Martins é uma opção. 

Confira algumas dicas para um 'bate e volta' ou até mesmo para passar mais tempo!  

1) Parque Hidrolândia, Iúna

Foto: Reprodução

Água gelada e aventura você encontra no parque Hidrolândia, no município de Iúna. Localizado no sudoeste do Espírito Santo e aos pés da Serra do Caparaó, o parque Hidrolândia fica a cerca 200 quilômetros da cidade de Vitória.

A região é famosa por suas cachoeiras e poços de águas cristalinas. O parque é uma área particular e o proprietário cobra um valor como taxa de entrada. Além disso, o espaço possui um grande território para acampamento próximo às trilhas que levam aos poços. 

2) Dunas de Itaúnas, Conceição da Barra

Foto: Reprodução

Para quem gosta de sossego, simplicidade, praia e forró, Itaúnas é perfeita. Fica próxima à divisa com a Bahia e pertence ao município de Conceição da Barra, na região norte do Espírito Santo, localizada a cerca de 260 quilômetros da capital Vitória.

A pequena vila é conhecida pela paisagem marcante formada por suas dunas e pela tradição do forró pé-de-serra. 

O lugar é bastante procurado por turistas principalmente no verão e no mês de julho, quando ocorre o Festival Nacional de Forró de Itaúnas. 

3) Viagem de trem entre Espírito Santo e Minas Gerais

Foto: Reprodução

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), inaugurada em 1904, opera diariamente ligando as regiões metropolitanas de Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). O trajeto todo dura cerca de 13 horas e tem 905 quilômetros, no percurso há 30 pontos de embarque e desembarque entre os 42 municípios atendidos pelo trem.

Durante a viagem, é possível observar paisagens incríveis, como a beleza da Mata Atlântica.  

4) Parque Estadual Paulo César Vinha, Guarapari

Foto: Reprodução

Dos seis parques administrados pelo Governo do Estado, o Paulo César Vinha é o único localizado na Grande Vitória. Com as praias d'Úle e da Sereia ao Norte e as praia de Setiba ao Sul, o Parque fica em Guarapari. O acesso se dá pela Rodovia do Sol e a entrada principal encontra-se a cerca de 40 quilômetros da Terceira Ponte e há 10 minutos do pedágio da Rodosol.

Aos amantes da biodiversidade, a reserva tem um rica flora composta por orquídeas, bromélias e outras espécies típicas da restinga. O local também conta com uma fauna bastante diversificada - cotias, jiboias, quatis, tamanduás, saguis-da-cara-branca...

Além da praia, no Parque existe uma lagoa, a de Caraís, conhecida como "Lagoa Coca-Cola", de águas avermelhada pelas raízes das plantas da região.

5) Cervejarias artesanais nas montanhas capixabas

Foto: Divulgação

As cervejarias artesanais têm conquistado os corações dos capixabas. Duas cervejarias de fabricação própria são destaques na Região Serrana. A Barba Ruiva, em Domingos Martins, e a Altezza, em Venda Nova do Imigrante.

A 1.100 metros acima do nível do mar, a Altezza Cervejaria proporciona uma vista incrível. Na cervejaria Barba Ruiva, os clientes podem conhecer a fábrica durante o dia e ouvir música ao vivo à noite. 





Pontos moeda