Geral

Sem cubanos, prefeituras estudam remanejar médicos na Grande Vitória

Prefeituras da Grande Vitória buscam adotar novas medidas para a substituição das vagas abertas, após saída dos médicos cubanos no Espírito Santo

Andressa Balbi

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Após a decisão do governo cubano de anunciar na última quarta-feira (14), que não tem interesse em continuar participando do programa Mais Médicos, as prefeituras da Grande Vitória estudam remanejar médicos para as unidades onde o atendimento era feito por cubanos, pelo menos até que os profissionais contratados pelo Governo Federal possam começar a atuar. 

As prefeituras de Serra e Vila Velha, que contam com 39 médicos cubanos atendendo pelo programa, já afirmaram que estudam fazer o remanejamento. Já em Vitória, a administração estuda convocar médicos do cadastro de reserva do último concurso realizada. Em Cariacica, a prefeitura ainda aguarda as definições do Governo Federal.

No total, as prefeituras contavam com 51 médicos cubanos atendendo pelo programa, 30 na Serra, nove em Vila Velha, sete em Cariacica e cinco em Vitória.

Veja as estratégias das prefeituras, diante da decisão do governo cubano:

VILA VELHA

No município canela-verde, um total de 40 médicos atuam nas unidades de saúde de Vila Velha. Sendo que 12 médicos brasileiros com formação no exterior, 19 profissionais brasileiros formados nas faculdades de medicina do Brasil, e apenas 9 cubanos. A prefeitura de Vila Velha reforça que todos atuam na função de Clínica Geral.

De acordo com Prefeitura Municipal de Vila Velha, a substituição dos profissionais que estão saindo do Brasil, deve acontecer, através de um edital lançado pelo Ministério da Saúde. Na ocasião, será promovido novas oportunidades de contratações. Enquanto isso, segundo a PMVV, estuda estratégias de remanejamento de outros profissionais ou contratação emergencial até resultado definitivo por parte de Brasília.

A PMVV afirmou que a Secretaria Municipal de Saúde não recebeu qualquer comunicado oficial até o momento. E disse acreditar, que a Região 5 da Grande Terra Vermelha, pode ser o local mais afetado, devido o fato de onde se concentra os maior número de profissionais de nacionalidade cubana.

CARIACICA

Foto: TV Vitória
Prefeitura Municipal de Cariacica

De acordo com os dados informados pela Prefeitura de Cariacica, 35 profissionais do Projeto Mais Médicos participam em diferentes unidades. Destes, sete são contratados pelo Termo de Cooperação Técnica Brasil-Cuba. Além disso, a prefeitura disse que todos os médicos do programa "Mais Médicos" atuam como generalistas, nas áreas de pediatria, clínica médica e ginecologia.

Os médicos trabalham diretamente na Atenção Primária em Saúde, a maioria no Programa Saúde da Família. Eles realizam atendimentos clínicos individualizados, coletivos em unidade de saúde, sendo em regiões de vulnerabilidade e risco.

Segundo o município, das 28 unidades de saúde de Cariacica, 24 contam com médicos do projeto. Por meio de nota, a prefeitura alega, que com o encerramento do programa, uma média de 32 atendimentos diários, que atualmente são realizados por estes profissionais, serão afetados de imediato.

VITÓRIA

Foto: divulgação PMV
Prefeitura Municipal de Vitória

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vitória, informa que município vai pleitear cinco vagas das 8.517 ofertadas pelo Ministério da Saúde. A Semus acrescenta que, como forma de não haver impactos no atendimento, convocará médicos do cadastro de reserva de processo seletivo realizado recentemente. 

Segundo o Semus, na Capital, há cinco médicos cubanos do programa Mais Médicos do governo federal. E disse que todos eles, atuam nas diferentes unidades de saúde do município.

SERRA

Foto: Divulgação
Prefeitura Municipal da Serra

O município da Serra, disse que iniciou na última segunda-feira (19), o processo de convocação, de 15 médicos de PSF do concurso público, além de 50 médicos de contrato, sendo que mais dois processos seletivos têm início nesta terça-feira (20). Além disso, informou que um mapeamento do programa Mais Médicos para remanejamento, está em andamento.

Em nota, a prefeitura diz que solicitou à Câmara, a alteração da Lei ampliando para 80 as vagas para médicos de 20h. A prefeitura afirma que possui 30 médicos cubanos, atuando no município.



Pontos moeda