Geral

Socorristas realizam parto dentro de ambulância a caminho de hospital em Linhares

Moradora de Santa Luzia, em Sooretama, Camila Sampaio entrou em trabalho de parto e deu à luz a pequena Manuela antes de chegar à unidade de saúde

Foto: Divulgação / Eco 101

Uma equipe de atendimento médico da Eco101, concessionária responsável pela administração da BR 101 no Estado, foi surpreendida na noite desta segunda-feira (19). Acionada por um casal de Sooretama, norte do Espírito Santo, os socorristas Andreato Leal e Adriano Busato e a técnica de enfermagem Thyelle Rizzo auxiliaram Camila Sampaio, moradora do distrito de Santa Luzia, zona rural do município, que entrou em trabalho de parto ainda dentro da ambulância da concessionária, e deu à luz a pequena Manuela.

O parto aconteceu por volta das 19h25, no momento em que o veículo estava no quilômetro 129 da BR-101, em Linhares. De acordo com Thyelle, a bolsa de Camila já havia estourado e o ponto de socorro mais próximo era a base de Serviço de Atendimento ao Usuário de Sooretama, localizada no km 124. “Ela estava tendo uma contração atrás da outra. Prestamos atendimento e, no caminho para o hospital, o parto precisou ser realizado, conta.

Ainda segundo a técnica de enfermagem, o parto foi um sucesso. “Temos todo o suporte na ambulância. A criança já estava na posição certa, a mãe estava calma e o nascimento foi tranquilo”, destacou.

Após o nascimento, Camila e Manuela foram encaminhadas ao Hospital Rio Doce, no centro de Linhares. As duas permanecem na unidade de saúde e passam bem. A previsão é que mãe e filha tenham alta nesta quarta-feira (20). “O serviço foi excelente e tudo ocorreu bem, melhor impossível. Manuela nasceu muito saudável, com 4,700 kg”, ressaltou a mãe.

Para Thyelle, foi um momento único. “Fico sem palavras. Foi uma situação muito emocionante. Nós da equipe de socorro passamos por diversos eventos, e cada um deles possui uma emoção diferente. É bastante gratificante poder trabalhar em equipe e ver o resultado alcançado com sucesso no final. A Manuela é uma bebê linda”, finaliza.

Pontos moeda